Alagoas
Programa Lagoon Startups inicia primeira etapa de aceleração com 25 startups selecionadas
O Centro de Inovação do Jaraguá sediou, nesta terça-feira (4), a abertura oficial do programa Lagoon Startups, iniciativa que tem como objetivo acelerar startups já em operação e fortalecer o ecossistema de inovação em Alagoas. O edital recebeu 60 inscrições de startups de mais de 31 municípios alagoanos, das quais 25 equipes foram selecionadas para participar das capacitações, mentorias e atividades voltadas à aceleração e ao fortalecimento de seus negócios.
O edital é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a aceleradora IEBT Innovation, responsável por conduzir as capacitações ao longo de todo o programa.
O Lagoon Startups tem como foco o desenvolvimento do negócio, a inovação, o desempenho das equipes e a tração no mercado. As dez startups finalistas terão acesso a uma rede de mentores com metodologia validada, aprimorada a partir de programas anteriores, que conecta as equipes ao ecossistema nacional de inovação, podendo receber até R$ 90 mil em apoio financeiro.

O evento reuniu as 25 startups selecionadas na primeira etapa do programa, dando início às atividades voltadas ao fortalecimento da inovação e à aceleração dos negócios em Alagoas.
Durante a abertura, a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, enfatizou a importância do Lagoon Startups como um programa que fomenta o aprendizado e o crescimento dos empreendedores alagoanos. Ela destacou o caráter competitivo da iniciativa e reforçou o compromisso do governo em oferecer suporte contínuo às startups ao longo de todo o processo.

“O programa tem um caráter competitivo, e isso é muito positivo, porque estimula cada equipe a aprimorar suas ideias e buscar soluções cada vez mais inovadoras. Ao final, dez startups serão premiadas, mas todas saem ganhando com o aprendizado, as conexões e o suporte que receberão ao longo do processo. Nossa expectativa é que esses resultados possam ser aplicados na prática e gerar impacto real na vida dos cidadãos alagoanos”, destacou a secretária.
Para o Head de Inovação da IEBT Innovation, Mike Soares, as empresas selecionadas têm grande potencial para crescer e se fortalecer ao longo do programa de aceleração.
“Já tive a oportunidade de conhecer alguns empreendedores daqui e percebo um enorme potencial para que possamos ajudar a alavancar esses projetos e colocar Alagoas, de fato, no mapa da inovação, tornando os negócios locais referência para todo o Brasil”, frisou Mike.
Além da programação de abertura e apresentação do programa, o evento contou com uma tarde de palestras que abordaram temas relevantes para o desenvolvimento das startups, como liderança, expansão de negócios e estratégias de performance digital voltadas à integração entre tráfego pago e vendas.

A participante e CEO da Pygus, Mére Lander, destacou a importância do programa para o fortalecimento de negócios inovadores e para a criação de novas conexões no ecossistema alagoano.
“Estamos participando do Lagoon Startups com o objetivo de acelerar o crescimento da Pygus, ampliar conexões e fortalecer nossa atuação dentro do ecossistema de inovação. Essa é uma oportunidade para expandir nosso impacto e fazer a Pygus crescer cada vez mais”, frisou a CEO.
Entre as 25 startups selecionadas para o programa estão: PlaySaaS, Tabe.la Inova Simples (I.S), See U, E-Mediar, Innovats, MAEDUCA, SimplificaJus, Z Fala Pra Mim, API Consultoria, REP Hacker, Port Sync, Thelinz, AgroSinc, REDAL, Checkflow, WLC Soluções em TI Ltda, Follow Real Time Softwares Ltda, Pygus, Planejare Tecnologia, Consulttar GDI, Entomófagi, Aéreo – Assessoria em Gestão, HG Consultoria, Praemium Gestão em Consultoria Empresarial Ltda e Devtag Sistemas Embarcados Ltda.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas