Alagoas

Grupo Coração de Mãe, do Hospital da Mulher, é selecionado para Mostra da Política Nacional de Humanização

Projeto do Serviço de Psicologia é destaque entre 15 iniciativas escolhidas pela Sesau para evento em Maceió

Joyce Marques / Ascom Hospital da Mulher de AL 04/11/2025
Grupo Coração de Mãe, do Hospital da Mulher, é selecionado para Mostra da Política Nacional de Humanização

O Grupo Coração de Mãe, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, foi selecionado para participar da IX Mostra da Política Nacional de Humanização em Alagoas. O evento será realizado no dia 12 deste mês, das 8h às 12h, no auditório do Hospital do Coração Alagoano, na capital.

Além do Grupo Coração de Mãe, outros 14 projetos foram escolhidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para integrar a mostra. Organizado pelo Núcleo de Humanização da Saúde, vinculado à Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), o evento reconhece experiências exitosas alinhadas aos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH).

“Com muita alegria, recebemos a notícia de que nosso projeto foi selecionado para a IX Mostra da Política Nacional de Humanização em Alagoas. Para nós, é o reconhecimento do trabalho realizado pelos psicólogos no Hospital da Mulher de Alagoas”, destaca o psicólogo Bresser Diniz.

Segundo Bresser, o grupo foi criado como um espaço terapêutico, educativo e de acolhimento às puérperas, reforçando o compromisso do Hospital da Mulher com a humanização do atendimento hospitalar.

“O objetivo é fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, ampliar a rede de apoio e oferecer suporte emocional essencial neste início do puerpério. Muitas vezes, especialmente quando se trata do primeiro filho, as mulheres têm dúvidas sobre os cuidados com o bebê e enfrentam desafios próprios da maternidade”, enfatiza o psicólogo.

O projeto

Instituído em agosto de 2024, o Grupo Coração de Mãe já beneficiou quase mil participantes, entre mães e acompanhantes. A iniciativa promoveu 61 encontros, realizados semanalmente, às sextas-feiras, no Alojamento Conjunto (Alcon).

“É um momento de troca de experiências, fortalecimento entre as mães e aquisição de conhecimento sobre temas ligados à maternidade. A partir da vivência do outro, cada participante se reconhece e se fortalece”, ressalta Bresser Diniz.

Gratidão

Jaciara Rocha, que esteve no Hospital da Mulher como acompanhante da filha durante o parto, participou dos encontros do Grupo Coração de Mãe e elogiou o trabalho do Serviço de Psicologia.

"Recebemos o convite para participar da reunião do Grupo Coração de Mãe e aprendemos muito sobre cuidados com o bebê, como agir em situações de afogamento ou engasgo. Foram dicas fundamentais para que mães e a rede de apoio se sintam mais seguras. Sou grata pelo suporte oferecido pelo projeto", afirma.