Alagoas
Educação abre inscrições para processos de escolha de gestores escolares e seleção de gerentes regionais
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou na segunda-feira (3) as inscrições para o processo de escolha de gestores e gestores adjuntos das unidades de ensino da Rede Pública Estadual para o biênio 2026/2027, bem como para a seleção dos Gerentes Especiais Regionais que atuarão neste mesmo período de tempo. As inscrições acontecem no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), onde também estão disponíveis os editais.
Gestores escolares
Os professores interessados em concorrer aos cargos de gestor ou gestor adjunto deverão inscrever suas chapas entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Seduc.
Após a inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação exigida à Comissão Escolar de sua unidade entre os dias 6 e 7 de novembro. Entre os documentos solicitados estão: documentos pessoais, comprovante de graduação em licenciatura plena, certificados de cursos de formação continuada, Currículo Lattes; Declaração de Idoneidade Administrativa; carta de intenção e plano de gestão elaborados conforme os modelos oficiais disponibilizados pela Seduc.
As etapas do processo incluem a análise de títulos, que avalia a formação acadêmica e as experiências complementares dos candidatos; a avaliação de conhecimento e experiência profissional, baseada na análise do currículo, da carta de intenção e do plano de gestão apresentado; e, por fim, a consulta pública, que será realizada no dia 3 de dezembro por meio de votação direta, secreta e igualitária, com a participação de professores, funcionários, estudantes a partir de 14 anos e pais ou responsáveis.
A nova gestão das escolas estaduais inicia oficialmente suas atividades no dia 2 de janeiro de 2026.
Gerentes Especiais Regionais
O Processo Convocatório de Seleção Simplificada para o cargo, em comissão, de Gerente Especial Regional visa preencher 13 vagas nas Gerências Especiais de Educação (GEEs), conforme previsto na Lei Delegada nº 48/2022 e suas alterações. As GEEs são minirepresentações da Seduc em todo o estado e são responsáveis por assegurar a qualidade da Educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para a melhoria do desempenho escolar. Elas também articulam ações entre as escolas e a Seduc e funcionam como uma ponte entre o Estado e os Municípios, garantindo, assim, a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o Regime de Colaboração.
Podem participar da seleção os gestores gerais que estavam em efetivo exercício durante a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023 em escolas das redes Municipais ou Estadual que alcançaram as maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentro de cada GEE. Serão convocadas, por regional, até duas unidades de cada etapa de ensino: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Os candidatos selecionados assumirão a gestão das GEEs nas seguintes regiões e municípios-sede: 1ª e 13ª – Maceió; 2ª – São Miguel dos Campos; 3ª – Palmeira dos Índios; 4ª – Viçosa; 5ª – Arapiraca; 6ª – Santana do Ipanema; 7ª – União dos Palmares; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; 10ª – Porto Calvo; 11ª – Piranhas; e 12ª – Rio Largo.
Cronogramas
Confira abaixo os cronogramas dos processos de escolha de gestores escolares e de seleção de Gerente Especial Regional para o biênio 2026-2027:
Consulta pública para escolha de gestores escolares
Inscrição das chapas on-line: 3 a 5 de novembro de 2025
Entrega da documentação à Comissão Escolar: 6 e 7 de novembro de 2025
Homologação das chapas: 11 a 13 de novembro de 2025
Período de campanha: Após homologação até 1º de dezembro de 2025
Consulta pública: 3 de dezembro de 2025
Análise de recursos e resultados finais: até 19 de dezembro de 2025
Transição de gestão: 22 a 31 de dezembro de 2025
Cronograma do processo seletivo de escolha dos Gerentes Especiais Regionais
Inscrições: 03 a 07 de novembro de 2025
Resultado da 1ª etapa: até 10 de novembro de 2025
Envio do currículo e Plano: 10 a 11 de novembro de 2025
Resultado da 2ª etapa: 17 de novembro de 2025
Estudo de caso: 18 e 19 de novembro de 2025
Resultado da 3ª etapa: 24 de novembro de 2025
Entrevistas: 25 a 27 de novembro de 2025
Homologação final: 04 de dezembro de 2025
Nomeações: a partir de 15 de dezembro de 2025
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