Alagoas

Ficção e pesquisa: colaboradores da Fapeal são autores na 11ª Bienal do Livro de Alagoas

Naísia Xavier / Ascom Fapeal 03/11/2025
Ficção e pesquisa: colaboradores da Fapeal são autores na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Novidade em 2025 é a participação de dois colaboradores da casa que lançam obras voltadas ao público infantil e infantojuvenil - Foto: Fotos: Renner Boldrino/Ascom Ufal e Jonatas Medeiros

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) marca presença na programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, tanto institucionalmente quanto por meio de seus colaboradores.

Além dos lançamentos realizados em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e com a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Fundação também apoia pesquisadores que assinam artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos incluídos na programação oficial do evento.

A novidade em 2025 é a participação de dois colaboradores da casa que lançam obras voltadas ao público infantil e infantojuvenil.

A escritora Lane Silva estreou na literatura infantil na Bienal de 2023. Agora, ela apresenta dois novos títulos da série Sururé: “A amizade faz bem” e “Abraçando mudanças”, ambos volumes de contos.

A autora participa de sessões de autógrafos em 05/11 (quarta-feira), na Praça de Autógrafos Dandara, das 15h às 17h, e em 07/11 (sexta-feira), a partir das 17h, no estande da Livraria Bêabá.

Já Marcos Sampaio, servidor concursado da Fapeal, estreia na ficção infantojuvenil com o livro de contos “Um rio, suas histórias e outras histórias”. O lançamento acontece no sábado, 08/11, às 15h, no estande da Academia Alagoana de Letras.

“Diria que desde crianças já letradas até adultos de qualquer idade podem ser alcançados pelo livro", diz Marcão, como é conhecido na cena cultural alagoana, sobre os futuros leitores.

Produção acadêmica

Outros cinco colaboradores da Fundação também participam da Bienal, apresentando resultados de suas trajetórias acadêmicas.

Na quarta-feira, 05/11, no estande da Edufal, das 16h às 17h, Nadja Peixoto, docente da Uneal e contadora efetiva da Fapeal, lança em formato digital o volume 4 da obra “Gestão Alagoas”, junto às demais organizadoras: professora Adriana Thiara (Ifal) e, também da Uneal, professoras Ana Carolina Beltrão e Ana Lydia Vasco.

A professora Rosaline Mota, doutora em Biblioteconomia e idealizadora do Arquivo e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Fapeal, assina dois títulos inéditos lançados em parceria entre Fapeal e Edufal: “Reflexões sobre o uso de inteligência artificial” e “Vocabulário Português-Espanhol da Covid-19”, com lançamento no dia 06/11 (quinta-feira), das 19h às 21h, no estande da Edufal.


O volume sobre Inteligência Artificial traz o artigo “A construção do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: reflexões a partir das Conferências Nacionais de CT&I”, de Rosaline Mota, Rossana Moura, Natálly Jacomelli, Victor Tenório e Edgar Pereira.

Victor Tenório é mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento e gerente de Tecnologia da Informação na Fapeal.

Outro artigo do mesmo livro, “Inteligência Artificial no ensino da Medicina: inovações e impactos reais”, é assinado por Nicolly Jacomelli, mestra em Informática e assessora da Presidência da Fapeal.

“Esse trabalho nasce do desejo de entender como a tecnologia pode transformar e contribuir com a formação médica, apoiando o aprendizado, ampliando a segurança na tomada de decisões e preparando profissionais para os desafios reais da saúde. Publicar esse capítulo e lançá-lo na Bienal é uma conquista que levo com imensa gratidão e alegria. É ver minha trajetória acadêmica ganhar eco e acreditar que pesquisa, educação e inovação caminham juntas, sempre com o olhar humano no centro de tudo”, reflete a autora.

Encerrando a participação da Fapeal na programação acadêmica, no sábado, 08/11, das 19h às 21h, também no estande da Edufal, será lançada a obra “Ciência Aberta, Divulgação Científica e Marketing na Ciência: questões teóricas e práticas”, organizada por Ronaldo Araújo e Juliana Fachin.

O volume inclui o artigo “Carl e Cosmos: reflexões sobre divulgação e marketing científico”, de Letícia Crisóstomo, mestranda em Ciência da Informação e administradora no Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP), abrigado na Fapeal.