Alagoas

Sesau apoia exposição ‘Imagens do Inconsciente’ com obras de usuários dos Caps

Mostra homenageia Nise da Silveira e destaca criatividade de pacientes assistidos pelo SUS em Alagoas

Ruana Padilha / Ascom Sesau 03/11/2025
Sesau apoia exposição ‘Imagens do Inconsciente’ com obras de usuários dos Caps
A abertura da exposição ocorreu nesta segunda-feira (3), na galeria do Complexo Cultural do Teatro Deodoro - Foto: Marco Antônio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apoia a exposição “Imagens do Inconsciente”, inaugurada nesta segunda-feira (3), na galeria do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, no centro de Maceió. Aberta ao público até o dia 28, das 9h às 17h, a mostra homenageia a psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência nacional na humanização do cuidado em saúde mental e pioneira no uso da arte como recurso terapêutico.

Promovida pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), por meio do Projeto Nise em Cores e Formas, a exposição reúne obras produzidas por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Alagoas. A iniciativa valoriza o potencial criativo e a singularidade de cada artista atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, explica que a exposição integra as comemorações pelos 120 anos de Nise da Silveira. Segundo ela, o projeto incentivou a criação de murais artísticos nos municípios, estimulando a expressão artística dos usuários dos Caps.

"Estamos realizando diversas oficinas terapêuticas nas cidades alagoanas, com o objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental dos usuários dos Caps. Em outubro, promovemos aulas de pintura, nas quais os participantes produziram telas que expressam suas emoções. Agora, essas obras estão em exposição, refletindo um processo de cuidado, expressão e inclusão social", destaca Tereza Tenório.

Para a coordenadora do Caps de Marechal Deodoro, psiquiatra Flávia Brandão, a participação dos usuários na exposição representa uma importante conquista. "Estamos acompanhando três artistas do nosso serviço, que vêm desenvolvendo trabalhos belíssimos nas oficinas terapêuticas. Observamos a evolução deles a cada semana, com diversas obras produzidas e a descoberta de novos talentos", afirma.