Alagoas

Unicafes-AL encerra Circuito Regional de Feiras com participação na etapa final em Coruripe

Iniciativa foi considerada um sucesso

Assessoria 03/11/2025
Unicafes-AL encerra Circuito Regional de Feiras com participação na etapa final em Coruripe

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) marcou presença durante o encerramento do Circuito Regional de Agricultura Familiar e Economia Solidária. A última etapa foi realizada em Coruripe na última sexta-feira (31) e contou com autoridades e representantes estaduais, municipais e federais, que ressaltaram a importância e o sucesso da iniciativa.

Considerado a vitrine da agricultura familiar, o Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária percorreu as nove regiões de Alagoas, divulgando produtos, histórias e muita cultura, promovendo o acesso a políticas públicas e conectando o pequeno produtor ao povo alagoano, apresentando a importância do setor no estado. 

"Estamos selando um projeto. Esse Circuito de Feiras, junto com o Unicafes, junto com a Secretaria de Agricultura, com a Sedics, com a chave de ouro. Porque Alagoas tem referências, hoje, para o Brasil, do que é cooperativismo", declarou o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura, durante o evento.

Estiveram presentes durante a última etapa o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura; o secretário-geral da Unicafes-AL, Francisco Souza Irmão; e o diretor-financeiro da Unicafes-AL, Edivaldo Júnior, que recebeu um agradecimento especial por sua contribuição para a realização do Circuito, tendo comparecido às nove etapas.

"Começamos por Arapiraca, Penedo, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Porto Calvo e Santana do Ipanema, e aqui, chegamos a Coruripe, Pindorama. Foi uma jornada incrível. Então, foi mais do que feira, foi um encontro cultural e gastronômico", destacou Edivaldo.

"A gente teve feiras com participação fantástica dos municípios, apresentando sua cultura através das escolas, através de outras apresentações culturais. Quem participou pôde ter produto de qualidade, preço justo, ajudou a fortalecer a nossa agricultura familiar, levou um pouquinho de Alagoas para a sua casa e participou de uma grande confraternização da agricultura familiar, podendo festejar junto com os seus", declarou o secretário executivo do estado de agricultura, Ronaldo Targino.

"A palavra-chave, para mim, hoje, é gratidão. Porque gratidão é isso, a gente ser grato a Deus por nos dar esse dom de poder trabalhar de forma coletiva, a sociedade civil organizada, junto com os governos", concluiu o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura.