Alagoas

Integrante da SSP de Alagoas ministra curso sobre comunicação eficaz para agentes da Guarda Municipal do RJ

Capitão Alex Acioli compartilha técnicas de atendimento e boas práticas de policiamento preventivo durante formação no Rio de Janeiro

David Oliveira / Ascom SSP 03/11/2025
Integrante da SSP de Alagoas ministra curso sobre comunicação eficaz para agentes da Guarda Municipal do RJ
Capacitação ocorreu entre os dias 27 e 31 de outubro - Foto: Ascom SSP

O chefe de Articulação de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP), capitão Alex Acioli, ministrou uma capacitação sobre Comunicação e Relacionamento Comunitário para agentes da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

A formação foi realizada entre os dias 27 e 31 de outubro, na Academia da Guarda, localizada na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do estado fluminense.

A disciplina teve como objetivo aprimorar o atendimento de ocorrências, capacitando os agentes em técnicas de comunicação eficaz e não violenta, além de estratégias de liderança e engajamento comunitário voltadas à redução da criminalidade violenta.

De acordo com o capitão Alex Acioli, a experiência ao lado dos integrantes da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro representa um marco para a integração da segurança pública entre Alagoas e o Rio de Janeiro.

“Além de compartilhar conhecimentos em policiamento preventivo, tivemos a oportunidade de apresentar boas práticas das forças de segurança de Alagoas na prevenção e controle da criminalidade, especialmente por meio das Bases Comunitárias da PM”, destacou o capitão.

A capacitação foi promovida por meio de parceria entre a SSP/AL e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que coordena o curso de formação profissional dos guardas civis cariocas.

“A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e a Senasp fortalecem, assim, a integração entre as forças de segurança, promovendo o compartilhamento de conhecimento e boas práticas para uma comunicação eficiente e segura entre policiais e a população”, finalizou o capitão Alex.