Alagoas
Sistema Faeal/Senar abre inscrições para capacitação “Vaqueiro do Futuro” em Alagoas
O Sistema Faeal/Senar está com inscrições abertas para o programa “Vaqueiro do Futuro”, uma capacitação voltada para funcionários da pecuária que busca preparar profissionais mais qualificados para o cenário atual do agronegócio. Com investimento acessível e currículo prático, o curso representa uma oportunidade para produtores rurais investirem na formação de suas equipes. O lançamento oficial aconteceu durante a 75ª Expoagro, na sexta-feira (31), com palestra do consultor André Sorio, engenheiro-agrônomo especialista em produção intensiva de ruminantes a pasto.
“A capacitação foi criada a partir da demanda que surgiu dos próprios pecuaristas alagoanos, muitos deles atendidos pelo Programa Mais Pasto, que há mais de uma década atende produtores a fim de melhorar o manejo de pastagens e a gestão da propriedade para aumentar a rentabilidade”, explica o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida.
O consultor André Sorio, que está à frente do Mais Pasto e do Vaqueiro do Futuro, afirma que um dos principais motivos para a saída de funcionários das fazendas é a falta de treinamentos e liderança coerente. “Sua fazenda será tão boa quanto os seus funcionários”, destaca o especialista.
A capacitação surge, portanto, como resposta a essa demanda crescente por profissionalização no campo, oferecendo aos produtores ferramentas para reter seus melhores talentos e formar equipes mais preparadas. O programa “Vaqueiro do Futuro” será realizado durante três meses, todas as quartas-feiras pela manhã, das 7h às 12h, em fazendas anfitriãs distribuídas, inicialmente, por seis municípios alagoanos: União dos Palmares, Murici, Flexeiras, Mar Vermelho, Palmeira dos Índios e Igreja Nova.
A capacitação está dividida em três módulos de 20 horas cada:
1º Módulo – Manejo de Pastagens
– Manejo de pastagens 1;
– Motivação e engajamento de equipe;
– Manutenção de cerca elétrica;
– Sanidade: manejo para bovinos de corte.
2º Módulo – Administração
– Informática básica e inclusão digital 1;
– Manejo de pastagens 2;
– Limpeza e manutenção de bebedouros, tubulação e reservatório;
– Cronograma de trabalho no campo: como montar.
3º Módulo – Água e Maquinário
– Informática básica e inclusão digital 2;
– Melhoria de águas naturais para o gado;
– Pulverizador manual e tratorizado: utilização, manutenção e descarte de embalagens;
– Coleta de dados no campo e relatório prático: como fazer.
O investimento é de R$450,00 por funcionário por mês. Produtores regularizados com a Faeal têm condição especial, pagando apenas R$150,00 por funcionário mensalmente, valor considerado simbólico para a formação oferecida.
A metodologia do programa se baseia em quatro pilares fundamentais para manter os melhores profissionais nas fazendas: ambiente de trabalho com supervisão que ensina; rotina de reuniões e treinamentos; organização com proprietários presentes; e possibilidade de participação nos resultados. O curso também oferece orientações sobre o “Treinamento de Chegada”, destacando a importância de apresentar formalmente o novo funcionário à equipe e à estrutura da propriedade desde o primeiro dia.
Inscrições
Os interessados podem realizar as inscrições através do site http://sistemafaeal.org.br
Como defendeu o consultor André Sorio durante a palestra de lançamento, “o Sistema Faeal/Senar reforça que contratar um bom funcionário é mais caro do que formá-lo” e encerra com a recomendação: “contrate caráter e treine habilidades”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas