Alagoas

Aulão 'Bora Vencer' mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas

Natalício Vieira / Ascom Seduc 01/11/2025
Aulão 'Bora Vencer' mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas
Alunos iniciam as provas do Enem no próximo final de semana - Foto: Alexandre Teixeira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerrou com sucesso a grande turnê de aulões preparatórios "Bora Vencer" para o Enem 2025. O evento de encerramento ocorreu neste sábado (1º), em Maceió, e reuniu mais de 2.500 alunos no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche da Barra.


A iniciativa consolida o projeto "Bora Vencer", que alcançou mais de 5 mil estudantes da rede pública estadual, além da participação de alunos de escolas particulares abrangendo o Sertão, Agreste, Litoral e Região Metropolitana. O sucesso foi viabilizado pela parceria estratégica com o deputado federal Rafael Brito, que destinou R$ 500 mil de emenda parlamentar para o projeto, executado pelo Instituto Alicerce Educação com a mobilização da Seduc.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que representou o governador Paulo Dantas, destacou o papel do Governo do Estado no sucesso do projeto.


“A Seduc está incansavelmente na luta para garantir que o sonho da universidade seja real para todos os alagoanos. O sucesso que tivemos em Delmiro Gouveia, Arapiraca e hoje aqui em Maceió, com mais de 2.500 jovens, é a prova do acerto dessas parcerias e do nosso foco na educação pública", afirmou.




A importância da mobilização foi sentida diretamente pelos participantes, como Beatriz Bernardo, aluna da Escola Estadual Campos Teixeira. “Eu tenho me preparado para o Enem já faz um bom tempo, estudando em casa e tudo mais, me preparando mesmo. E ter a notícia desse aulão foi algo muito bom, principalmente para a minha escola, para despertar cada vez mais o interesse dos alunos".

A Seduc foi responsável pela ampla mobilização dos alunos, garantindo a descentralização das oportunidades, com a jornada de sucesso do "Bora Vencer", incluindo grandes edições em outubro: a Edição Sertão (24 de outubro, Delmiro Gouveia), que teve mais de 1 mil alunos contemplados; e a Edição Agreste (25 de outubro, Arapiraca), que reuniu cerca de 2 mil estudantes. 

O aulão de encerramento em Maceió atraiu alunos da capital e de toda a Região Metropolitana e Litoral, como Marechal Deodoro, Paripueira, São Miguel dos Campos, Viçosa e União dos Palmares.

O deputado federal Rafael Brito celebrou a conclusão do projeto, reforçando o investimento e a continuidade. "Concluímos os aulões do "Bora Vencer" com uma imensa satisfação. Conseguimos impulsionar a preparação de aproximadamente cinco mil alunos de todas as regiões do estado de Alagoas. Esse projeto teve um investimento de R$ 500mil de emenda parlamentar do meu gabinete. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para esse sucesso. Podem ficar certos que já estamos trabalhando para os aulões de 2026".

A programação intensa deste sábado contou com a abertura, que também teve a presença do representante do Instituto Alicerce, Paulo Batista, e do Israel Batista, criador do projeto. O corpo docente de Alagoas (incluindo Dayane Soares, Camila Alves, Jânio Pereira, Edmilson Sá e Ricardo Moral) conduziu a revisão focada nas provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 9 de novembro (Linguagens, Ciências Humanas e Redação) e 16 de novembro(Matemática e Ciências da Natureza).