Alagoas
Alagoas participa de oficina nacional sobre redução de mortes por infarto
Secretaria de Estado da Saúde apresenta resultados do Programa Bate Coração em evento promovido pelo Ministério da Saúde no HCor, em São Paulo
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) participou, na última sexta-feira (31), de uma oficina nacional promovida pelo Ministério da Saúde no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, com foco na redução das mortes por infarto.
O evento reuniu gestores estaduais e representantes do Ministério da Saúde de todo o país para debater estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e propor ações voltadas à diminuição da mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no Brasil.
Alagoas foi representada pela coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que participou das discussões sobre o atendimento nas urgências e emergências e destacou o papel das políticas públicas na consolidação de uma rede integrada de atenção cardiovascular.
Entre os temas abordados estiveram as iniquidades no manejo do IAM na Rede de Urgência, o panorama nacional dos serviços de hemodinâmica e a apresentação do mapa de calor nacional elaborado pelo projeto — ferramenta que orienta a identificação de áreas prioritárias para aprimoramento da assistência.

A oficina também ressaltou avanços e desafios para a estruturação da linha de cuidado, compartilhando boas práticas e experiências bem-sucedidas de diferentes estados.
Bate Coração é referência nacional
Durante o evento, Alagoas apresentou os resultados positivos e aprendizados do Programa Bate Coração, referência no atendimento e tratamento das doenças cardiovasculares no estado. A coordenadora Vauma Garrote destacou os principais indicadores alcançados desde a implementação do programa, em 2024.

“Temos visto resultados concretos e transformadores no cuidado cardiovascular. Já são mais de 1.000 vidas salvas graças a uma rede que atua de forma integrada, ágil e humanizada, demonstrando que investir em estrutura, capacitação e protocolos bem definidos faz toda a diferença”, ressaltou Vauma Garrote.
Ela ainda reforçou: “O Bate Coração tem se consolidado como referência em assistência cardiológica de alta complexidade em Alagoas, fortalecendo a rede estadual e contribuindo de maneira significativa para a diminuição da mortalidade cardiovascular no estado. Esse é um trabalho que nos enche de orgulho e reforça o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais resolutiva, eficiente e acessível a todos”.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
3TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
4COMUNICAÇÃO
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal