Alagoas

Ecobal 2025 fortalece governança hídrica e promove cooperação pela sustentabilidade em Alagoas

Encontro reúne poder público, sociedade civil e setor produtivo para debater desafios e soluções em recursos hídricos

Cauê Rinaldo / Ascom Semarh 01/11/2025
Ecobal 2025 fortalece governança hídrica e promove cooperação pela sustentabilidade em Alagoas
Evento aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em Arapiraca - Foto: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, em Arapiraca, o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas (Ecobal 2025). Com o tema “Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável: o Papel dos Comitês de Bacias”, o evento promoveu dois dias de debates, palestras e troca de experiências entre representantes do poder público, da sociedade civil e do setor produtivo.

O objetivo do encontro foi capacitar os membros dos comitês, fortalecer o diálogo institucional e incentivar uma gestão integrada e participativa das águas em todo o estado.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Judson Cabral, ressaltou a importância do Ecobal como marco para a cooperação e o fortalecimento da governança hídrica em Alagoas.

“O Ecobal é um espaço de construção coletiva. A gestão das águas exige diálogo, conhecimento e cooperação. Quando unimos os comitês, o poder público e a sociedade civil, fortalecemos a governança hídrica e damos passos firmes rumo a um futuro mais sustentável para Alagoas”, afirmou o secretário.

A programação incluiu palestras, mesas-redondas e plenárias, com temas como cobrança pelo uso da água, educação ambiental, governança participativa e turismo sustentável. Também foram discutidas iniciativas como o Progestão, programa que incentiva a gestão compartilhada dos recursos hídricos.

O evento foi encerrado com a 1ª Plenária do Fórum Alagoano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FACBH), conduzida por Maria Elza Messias Soares de Araújo, que destacou a importância de transmitir o legado de uma gestão comprometida e participativa aos novos representantes dos comitês.

Na ocasião, Wellington Silva, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Miguel, assumiu a presidência do Fórum, marcando o início de uma nova fase de integração e fortalecimento dos colegiados.