Alagoas

Projeto Lean nas Emergências é implantado no Hospital Regional da Mata

Iniciativa do Ministério da Saúde busca otimizar processos, reduzir superlotação e aprimorar o atendimento na unidade hospitalar de União dos Palmares

Joyce Marques / Ascom Sesau 31/10/2025
Projeto Lean nas Emergências é implantado no Hospital Regional da Mata
Projeto Lean é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Foto: Gisele Milka / Ascom HRM

Com o objetivo de qualificar ainda mais a assistência e oferecer um serviço de saúde de maior qualidade, o Hospital Regional da Mata (HRM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implantou o Projeto Lean nas Emergências. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS).

O Projeto Lean nas Emergências auxilia a unidade hospitalar na redução da superlotação em setores de urgência e emergência, por meio de uma nova metodologia de gestão. O sistema oferece ferramentas que aprimoram a administração hospitalar, racionalizando recursos e otimizando espaços e insumos, o que contribui para evitar desperdícios.

De acordo com o diretor-geral do HRM, Pablo Chagas, o projeto também visa diminuir o tempo médio de permanência dos pacientes no pronto atendimento e aprimorar a qualidade do cuidado prestado. Segundo o gestor, o Lean nas Emergências foca ainda na segurança do paciente e na capacitação dos profissionais de saúde.

“O Lean nas Emergências é um projeto importante e trará melhorias ao Hospital Regional da Mata, qualificando os processos de gestão e otimizando o uso dos recursos. Com isso, teremos aumento do giro de leitos para proporcionar ao paciente o melhor atendimento possível”, ressaltou Pablo Chagas.

As indicações para participação dos hospitais no Lean nas Emergências ocorrem em ciclos semestrais, definidos em consenso entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e aprovados nas Comissões Intergestores Bipartite (CIBs).

Após a seleção dos hospitais, as equipes responsáveis pelo projeto iniciam a fase de implementação nas unidades selecionadas, realizando visitas presenciais. O objetivo dessas visitas é capacitar as equipes locais, identificar oportunidades e implementar melhorias nos processos assistenciais e de gestão.