Alagoas
DEA realiza mais de mil missões e avanço na integração entre segurança e saúde no primeiro ano de funcionamento
O Departamento Estadual de Aviação (DEA) apresentou, nesta quinta-feira (30), os resultados do primeiro ano de atuação do órgão, criado pelo Decreto nº 9.390, de 25 de outubro de 2024. A solenidade, realizada na sede do DEA, em Marechal Deodoro, reuniu autoridades civis e militares, imprensa e integrantes das forças de segurança e saúde. O balanço foi apresentado pelo diretor-presidente, coronel André Madeiro, e destacou o papel estratégico do departamento na integração de recursos aéreos do Governo de Alagoas.
Durante o primeiro ano, o DEA registrou mais de 640 missões policiais, com 235 patrulhamentos aéreos, 139 operações, 192 transportes e 43 ações de prevenção, além de resultados expressivos no apoio direto às forças de segurança: 174 armas e munições apreendidas, 72 mandados cumpridos, 44 pessoas presas e mais de 4 mil ocorrências policiais apoiadas.
Na área da saúde, o Programa Salva Mais tornou-se um marco de integração entre o DEA, o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Somente nas operações aeromédicas, foram 388 missões, sendo 343 com helicópteros e 45 com aviões. Os atendimentos incluíram transporte de órgãos vitais, resgates em áreas de difícil acesso e transferências emergenciais de pacientes entre estados, a exemplo do voo com destino a São Paulo, com mais de 2.400 km percorridos.
Com a atuação do Salva Mais, houve melhora significativa nos indicadores de resposta. O tempo médio de atendimento do Samu caiu 18,6% após a implantação do programa, e o tempo médio de resposta do Corpo de Bombeiros apresentou melhora de 10%, chegando a 16,7% após a integração com o Centro de Resgate de Urgência (CRU) e o Projeto Fênix. O número de atendimentos pré-hospitalares (APH) também cresceu: de 37.799 em 2023 para 42.864 em 2024, com projeção de crescimento de 17% até o fim de 2025.
O DEA também avança na infraestrutura aeroportuária. Uma Ata de Registro de Preço (ARP) foi firmada para viabilizar a construção de até 10 aeródromos regionais, fortalecendo a logística aérea estadual e o apoio a missões de saúde, segurança e desenvolvimento regional.
Responsável por apresentar as estatísticas desse primeiro ano, o coronel André Madeiro fez questão de ressaltar o papel fundamental do governador Paulo Dantas na criação do Departamento.
“Quero fazer um agradecimento especial ao governador Paulo Dantas. Graças à sua iniciativa, hoje podemos comemorar esses números positivos. Para além de um setor de aviação, o DEA representa a consolidação de uma estrutura moderna, integrada e estratégica para o Estado. Cada missão aérea que executamos multiplica a capacidade do governo de proteger, cuidar e salvar vidas”, destacou o coronel André Madeiro, diretor-presidente do departamento.
A tenente-coronel Elaine Monteiro, diretora de Controle Interno e coordenadora do Programa Salva Mais, também agradeceu aos órgãos parceiros e ressaltou que o modelo alagoano de integração já é referência no país.
“Quando trabalhamos com integração e unimos tecnologia, logística aérea e equipes de saúde e resgate em uma mesma rede, ampliamos a eficiência do Estado e transformamos o tempo em vida. Além disso, a gestão integrada do uso das aeronaves públicas representa uma economia significativa aos cofres do Governo, otimizando recursos e evitando a duplicidade de esforços entre as instituições parceiras”, afirmou.
O evento contou com a presença de autoridades das áreas da Segurança Pública e da Saúde, que prestigiaram a apresentação dos resultados e destacaram a importância da integração promovida pelo Departamento Estadual de Aviação. Estiveram presentes o coronel Sérgio André Silva Verçosa, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), e o coronel Neyvaldo José Amorim da Silva, subcomandante da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). Também participaram Otoni Veríssimo, diretor do Hospital do Coração; Sayonara Claudino, superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau; Darlene Nonato, assessora técnica do Tratamento Fora de Domicílio (TFD); Vanessa Carneiro, assessora técnica da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac); e Daniela Ramos, representante da Central de Transplantes.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas