Alagoas
Seprev leva serviços de cidadania à comunidade indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes
Ação itinerante do projeto 'Seus Direitos Vão Até Você' oferece documentação, orientação jurídica e inclusão social a moradores da aldeia indígena
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nesta sexta-feira (31), mais uma edição do projeto Seus Direitos Vão Até Você, desta vez na comunidade indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes. A iniciativa levou serviços essenciais à população, promovendo cidadania, garantia de direitos e inclusão social, além de fortalecer a presença do Estado junto às comunidades tradicionais.
Durante toda a manhã, equipes da Casa de Direitos atenderam os moradores locais com serviços como emissão de documentos — incluindo Título Eleitoral e Carteira de Trabalho Digital —, orientação jurídica, cálculo de verbas rescisórias, solicitação de seguro-desemprego, recuperação de conta Gov.br e consulta sobre descontos indevidos no INSS, entre outros atendimentos.
 (2).jpeg)
A Seprev também realizou o cadastro das mulheres da comunidade no programa Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal que distribui gratuitamente absorventes higiênicos. Com o registro ativo, as beneficiárias poderão retirar os produtos em farmácias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil.
Moradora da Wassu Cocal, Géssica Santos aproveitou a presença das equipes para resolver diversas pendências familiares. Ela relatou que não possui celular ou acesso à internet, o que dificulta a busca por serviços do Governo.
“Como eu não tenho celular, fica difícil resolver as coisas das minhas filhas. Hoje consegui tirar os documentos e resolver algumas pendências que estavam paradas há muito tempo. Foi ótimo a gente ter um projeto como esse, vindo na nossa comunidade”, afirmou Géssica Santos.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador da Seprev, Taylane Nascimento, explicou que o projeto Seus Direitos Vão Até Você integra as estratégias do Governo de Alagoas para ampliar o acesso à cidadania e levar serviços públicos às populações mais vulneráveis.
“Nosso objetivo é garantir que todos os alagoanos tenham seus direitos assegurados, independentemente de onde vivam. Levar a estrutura do Estado até comunidades como a Wassu Cocal é uma forma de promover dignidade e inclusão social”, destacou a coordenadora.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas