Alagoas
Seplag apresenta Alagoas Inteligente na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Plataforma digital do Governo de Alagoas oferece mais de 20 serviços online e será destaque em estande interativo durante o evento literário
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) marca presença na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com um estande dedicado à plataforma Alagoas Inteligente. A ferramenta reúne mais de 20 serviços essenciais e online para toda a população, acessíveis pelo aplicativo ou pelo site https://ai.al.gov.br/.
O evento segue até o dia 9 de novembro e o espaço da Seplag contará com jogos interativos, como quebra-cabeça e tabuleiro, proporcionando aos visitantes uma experiência lúdica para conhecer a plataforma. O estande também terá um espaço instagramável, convidando o público a registrar sua passagem pelo local.
“A proposta do programa Alagoas Mais Digital é tornar o Estado mais eficiente, econômico e acessível, beneficiando tanto os servidores quanto os cidadãos no seu dia a dia. Ao substituir processos físicos por digitais, o programa reduz custos, simplifica procedimentos e torna os serviços públicos mais descomplicados”, destaca Phelipe Vargas, secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital.
A secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, reforça que o Alagoas Mais Digital, do qual o Alagoas Inteligente é um dos principais produtos, representa um investimento na eficiência da administração pública, gerando economia para o cidadão e para o Estado.
"Este projeto estratégico é um compromisso com a eficiência da máquina pública. Ele otimiza a gestão, reduz custos e libera nossos servidores para tarefas mais complexas e estratégicas, permitindo que o Estado invista ainda mais naquilo que realmente importa: o bem-estar e o desenvolvimento de nossa gente. O Alagoas Inteligente faz parte do Programa Alagoas Mais Digital, iniciativa que prevê economia de mais de R$ 20 milhões aos cofres públicos e mais de R$ 35 milhões aos cidadãos por meio do Governo Digital”, ressalta a secretária.
Entre os 25 serviços essenciais oferecidos pela plataforma estão: matrícula online para escolas estaduais, solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, consulta de CNH, registro de boletim de ocorrência, emissão de contracheque para inativos ou pensionistas, solicitação de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), entre outros.
Mais presença do governo
Ao todo, 25 órgãos do governo estadual participam da Bienal, entre eles: Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Imprensa Oficial do Estado (Cepal), Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Arquivo Público, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas