Alagoas
Livro de Marcelo Firmino, ‘Gato Gordo além do telhado’, será lançado dia 8 de novembro na Bienal
Obra resgata memórias do jornalismo alagoano e destaca lutas pela democracia e valorização profissional
O jornalista Marcelo Firmino lança, no dia 8 de novembro, às 17h30, o livro Gato Gordo além do telhado – história de um aprendiz no jornalismo, durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas. O lançamento acontece no estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).
A obra reúne relatos marcantes do início da trajetória de Firmino no jornalismo e resgata momentos históricos da luta dos jornalistas alagoanos pelo restabelecimento da democracia, especialmente durante o período da ditadura militar, além de abordar a busca pela dignidade salarial e valorização profissional. O livro faz parte de um projeto de incentivo da Secom/AL, que contempla também outros autores, como a jornalista Elen Oliveira, presente na Bienal com o livro Olhos de Jabuticaba.

Com coordenação editorial e apresentação da jornalista Fátima Almeida, o livro traz ainda prefácio do ícone do jornalismo Artur Gondim, que, segundo o autor, emociona com suas lembranças, em texto leve, narrativa fluida e linguagem precisa, homenageando profissionais que marcaram uma época desafiadora.
Firmino retrata a difícil caminhada de um aprendiz no jornalismo, o surgimento de lideranças da categoria e a construção do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, referência nacional. O autor destaca ainda a conduta ética de líderes históricos, como Freitas Neto e Dênis Agra, que sempre defenderam o exercício profissional, a liberdade de imprensa e o fortalecimento da democracia no Brasil.
Antes disso, o autor conduz o leitor por memórias de infância e experiências fundamentais para sua formação, desde os tempos de escola em Paulo Jacinto, sua cidade natal, até o início da carreira nas redações de Maceió, relatando desafios e conquistas como jovem jornalista.
“Começamos numa época turva da vida brasileira, enfrentando o regime de exceção, quando a censura e as ameaças rondavam todos os profissionais de comunicação que ousavam contestar os generais de plantão, que instituíram a ditadura militar no País. Essas histórias estão em Gato Gordo além do telhado”, afirma Marcelo, destacando a importância do apoio da Secom.
O autor celebra a iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação em incentivar novos escritores: “Fico feliz com essa importante iniciativa da Secom, estimulando o surgimento de novos escritores no mercado do livro e, especialmente, por ter sido incluído neste projeto. Na última Bienal, o espaço foi aberto a mulheres escritoras; este ano, foi para jornalistas, e estaremos lá, eu e a conterrânea Elen Oliveira”, conclui.
Serviço
Livro: Gato Gordo além do telhado
Autor: Marcelo Firmino
Lançamento: 8 de novembro, na Bienal do Livro de Alagoas
Horário: 17h30
Local: Estande da Secom/Alagoas
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas