Alagoas

Projeto da Maternidade Escola Santa Mônica é selecionado para mostra de humanização em Alagoas

Iniciativa que promove práticas integrativas e autocuidado entre trabalhadores da unidade será apresentada na IX Mostra de Ações da Política Nacional de Humanização, em Maceió

Ascom MESM 31/10/2025
Projeto da Maternidade Escola Santa Mônica é selecionado para mostra de humanização em Alagoas
Iniciativa foi escolhida entre 15 projetos que se destacam por promover práticas inovadoras de cuidado humanizado - Foto: Ascom MESM

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) teve o projeto ‘Nupics – Saúde e Autocuidado: Práticas Integrativas como Estratégia de Humanização’ selecionado para a IX Mostra de Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O evento será realizado em 12 de novembro, no auditório do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.

A iniciativa foi escolhida entre 15 projetos que se destacam por promover práticas inovadoras de cuidado humanizado na rede estadual de saúde. Idealizado para fortalecer o acolhimento e o bem-estar dos trabalhadores da unidade, o Nupics integra ações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como reiki, auriculoterapia, aromaterapia e meditação, ofertadas de forma fixa na MESM e também de maneira itinerante em outras unidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Desenvolvido pelas terapeutas Janaína Andrade Duarte e Martha Barbosa Machado, o projeto tem apresentado resultados expressivos. Entre fevereiro e outubro de 2025, foram registrados 1.262 atendimentos, com relatos de redução do estresse, melhora da qualidade de vida e fortalecimento dos vínculos entre os trabalhadores. A proposta surgiu a partir da experiência do projeto “Bem Me Quero”, que beneficia profissionais da Santa Mônica desde 2020, e busca consolidar uma cultura institucional de cuidado integral e humanização.

De acordo com Andréa Gusmão, assessora de Humanização da maternidade e responsável pela inscrição e apresentação do projeto no evento, a ampliação das práticas integrativas na Santa Mônica é uma estratégia efetiva de humanização da gestão e do cuidado. “Promove um ambiente de trabalho mais leve, empático e saudável, além de aprimorar a assistência aos usuários”, destaca.

O projeto também reflete o investimento contínuo da instituição na valorização dos trabalhadores e no fortalecimento da assistência humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).