Alagoas

Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Paulo Canuto / Assessoria 29/10/2025
Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta “Nordeste Vivo” no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Concerto destaca a riqueza cultural do Nordeste em arranjos sinfônicos cheios de emoção e identidade - Foto: Divulgação

A série “Mundo”, da Orquestra Filarmônica de Alagoas, é marcada pela união de sonoridades, pessoas e elementos, pela inventividade e pela liberdade de explorar e homenagear diferentes expressões culturais. No próximo dia 8 de novembro, às 20h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, o público poderá vivenciar mais um desses momentos especiais com o concerto “Nordeste Vivo”, em que a filarmônica entoa uma verdadeira carta de amor ao Nordeste e à sua riqueza musical.

 

Os ingressos estão disponíveis pelo site Loja de Ingressos ou presencialmente no Armazém Anandda (Rua Dep. José Lages, 372 C – Ponta Verde), com valores a partir de R$ 25,00. A proposta é democratizar o acesso aos concertos sinfônicos, fortalecendo o público e formando novas plateias.

 

O programa celebra a força, a diversidade e a inventividade da música nordestina, reunindo obras que transitam entre diferentes linguagens, em um espetáculo vibrante que exalta a identidade sonora da região. Ter o Nordeste como essência é um compromisso constante da Filarmônica de Alagoas, presente no repertório, nas participações especiais e até mesmo no cartaz do concerto.

 

“O símbolo do Pavão Misterioso no cartaz não é a por mera ilustração, e o vejo como figura em um realismo fantástico que nos inquieta para as definições sobre o Nordeste brasileiro. O cordel original narra a história de amor entre Evangelista e a Condessa Creusa, que, após ser libertada por ele com a ajuda de um aeroplano em forma de pavão, vive ao seu lado diversas aventuras até o casamento. E por aí seguem-se às metáforas. Este é um concerto que conta histórias, passando por costumes, religiosidade, geografia e tantos outros temas de um Nordeste tão rico e vivo dentro de nós”, explica o maestro e diretor artístico da orquestra, Luiz Martins.


 

O repertório inclui obras icônicas como “Concerto Sinfônico para Asa Branca”, de Sivuca; “Suíte Nordestina”, de Duda do Recife; além de peças emblemáticas como “Mourão” (Clóvis Pereira e Guerra Peixe) e “Fuga pro Nordeste” (Dominguinhos). Também estarão presentes clássicos que marcaram gerações, entre eles “Pavão Misterioso” (Ednardo), “Retrato da Vida” (Dominguinhos e Djavan), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Bicho de 7 Cabeças” (Geraldo Azevedo e Zé Ramalho) e o virtuosismo de “Bebê”, de Hermeto Pascoal.

 

As participações especiais ficam por conta de dois grandes artistas já queridos do público da filarmônica: o forrozeiro Anderson Fidelis e a cantora Wilma Araújo, que trazem ao palco energia, emoção e autenticidade.

 

“É sempre muito bom trabalhar com Anderson Fidelis e Wilma Araújo. São artistas que compreendem a responsabilidade e generosidade de estar em um palco, compartilhando emoções, contando histórias. As do Fidelis são um show à parte,  e acima de tudo, servindo à música que nos move diariamente”, completa o maestro.

 

 

Com arranjos de Wilbert Fialho, Luiz Martins e Almir Medeiros, o concerto mescla tradição e contemporaneidade, reafirmando o compromisso da Filarmônica de Alagoas com a valorização da música brasileira e com o Nordeste como uma de suas mais inspiradoras fontes culturais.


 

A orquestra convida o público a embarcar em uma viagem pelas sonoridades nordestinas, onde baião, frevo, xote e forró ganham roupagens sinfônicas, revelando novas nuances de clássicos da nossa música.

 

O concerto “Nordeste Vivo” é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), operacionalizada pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio master do Sicoob e apoio do Governo de Alagoas, por meio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e da Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa (Secult), além do Armazém Anandda, Sa Menina e Padoca do Sá.

 

Serviço

 

Concerto Nordeste Vivo – Série Mundo

 

Data: 08 de novembro


Hora: 20h


Local: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro


Regência e direção artística: Luiz Martins


Realização: Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas, Instituto Cultural e Artístico de Alagoas

Vendas: Loja De Ingressos ou presencialmente no Armazém Anandda na R. Dep. José Lages, 372 C - Ponta Verde