Alagoas
Do Cenarte aos palcos, Ruysdael Ítalo transformou sonho em música
Quando menino, Ruysdael Ítalo Bezerra dos Santos Júnior assistiu a uma apresentação de orquestra e ficou encantado. Aquelas melodias ficaram gravaram em sua memória e despertaram um desejo precoce e certeiro: “Quero estudar violino.”
Com apenas sete anos, chegou ao Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte) levado pela avó, Rosa Mossoró, a primeira a acreditar no sonho do neto. Não foi fácil! O violino é um instrumento caro, e Rosa precisou vencer dificuldades para garantir que o menino tivesse o primeiro arco, as primeiras cordas e a chance de começar.
 07.18.56_335eb754.jpg)
“Ver o Ruysdael seguindo seu sonho, se dedicando e conquistando tanto, é a maior alegria da minha vida. Cada nota que ele toca me lembra de que todo esforço valeu a pena”, conta a avó, emocionada.
No Cenarte, o destino de Ruysdael se cruzou com o professor Tércio Smith, que logo percebeu algo diferente naquele pequeno aprendiz. “Desde o início, ficou claro que ele tinha uma sensibilidade rara. É um aluno que ouve a música de forma diferente, absorvendo cada detalhe e transformando em interpretação”, afirma o professor.
O tempo provou que Tércio estava certo. Ao longo dos anos, Ruysdael buscou aprimorar-se em cursos de violino em Maceió, e também na Escola Técnica de Artes (ETA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estudou com professores internacionais, como Bertoldo, da Alemanha; Emily, dos Estados Unidos; e Professor François. A cada nova experiência, o repertório e a técnica se ampliavam, enriquecendo sua musicalidade.
Participou de diversos festivais pelo país, entre eles, o Festival de Música de Londrina, Festival Virtuosi, Festival de Ópera e Repertório de Recife, Festival de Música nas Montanhas, Festival de Música de Penedo, entre tantos outros.
 07.18.56_8549930b.jpg)
Atualmente, Ruysdael cursa Música na Ufal, na classe de violino da professora Dra. Débora Borges. Integra a Orquestra Filarmônica de Alagoas, sob regência do maestro Luiz Martins, e foi o criador e lidera o quarteto de cordas Arion, regido pelo maestro Almir Medeiros, onde explora novas sonoridades que unem técnica, emoção e criatividade.
“Ruysdael é um músico completo. A dedicação e a técnica que ele desenvolveu refletem não apenas talento, mas uma disciplina que inspira todos ao seu redor”, disse o maestro Luiz Martins.
“Ele tem um olhar criativo e sensível para a música. Criar esse quarteto foi uma forma de dar voz à sua própria visão artística, e acompanhar sua evolução tem sido um privilégio”, destacou o maestro Almir Medeiros.
Além de músico e criador, Ruysdael também ensina. Ministra aulas presenciais e online, compartilhando o que aprendeu e inspirando novos talentos. “O Cenarte foi o início de tudo”, afirma, com gratidão.
Foi ali, entre o incentivo da avó e a orientação de mestres dedicados, que o menino que um dia sonhou com o som de um violino transformou desejo em trajetória, e talento em legado.
O Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult/AL), reafirma assim sua missão. Formar talentos, inspirar gerações e manter viva a alma da arte em Alagoas.
“Para mim, o Cenarte é um verdadeiro berço de talentos. Ver crianças e jovens descobrindo a arte, se dedicando e transformando sonhos em trajetórias como a do Ruysdael é o que nos lembra todos os dias do valor do investimento em cultura”, disse o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Iltonn.
“Cada instrumento afinado, cada aula, cada espetáculo, é uma sementinha plantada que vai florescer no futuro da nossa música, da nossa dança, do nosso teatro. É inspirador perceber que o Cenarte não só forma artistas, mas forma pessoas que carregam a arte no coração e transformam Alagoas com talento e sensibilidade”, completou o secretário.
*Estagiária sob supervisão
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
4CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado