Alagoas

Dia do Livro e da Biblioteca: Secult promove 6ª Praça Lítero Musical e 7ª Praça Literária

Daniel Borges / Ascom Secult 28/10/2025
Dia do Livro e da Biblioteca: Secult promove 6ª Praça Lítero Musical e 7ª Praça Literária
Leitura, música e contação de histórias se unem em um dia dedicado à formação de novos leitores em Alagoas - Foto: Alexandre Teixeira

Para celebrar o Dia Nacional do Livro e da Biblioteca, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), promove nesta quarta-feira (29) a 6ª Praça Lítero Musical e a 7ª Praça Literária, no Espaço Agenda, localizado no bairro Barro Duro, em Maceió. A iniciativa é da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e do Comitê Proler de Alagoas.


Com programação nos turnos da manhã e da tarde, os eventos têm como objetivo estimular o gosto pela leitura e fortalecer o vínculo da comunidade escolar com os espaços culturais. Cerca de 400 crianças e adolescentes de escolas públicas participarão das atividades, que incluem contação de histórias, apresentações artísticas e momentos de socialização.

A iniciativa conta com o apoio do Espaço Agenda, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola, e da Sococo.

Para a supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, o evento reforça a missão da biblioteca de aproximar o público jovem do universo literário.

“A Praça Literária e a Praça Lítero Musical são espaços de encantamento, onde a leitura ganha vida através das histórias, da música e da convivência. Nosso propósito é que cada criança saia daqui levando um pouco desse amor pelos livros e pela cultura”, destacou Mira.

O secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, ressaltou o papel transformador da leitura e o compromisso da Secult em fortalecer essas iniciativas.

“A leitura é um instrumento poderoso de transformação e cidadania. A Secult tem trabalhado para que ações como essa se multipliquem e cheguem a todas as regiões do estado, garantindo que nossas crianças e jovens tenham acesso à cultura de forma plena e participativa”, afirmou Muniz.

Idealizada pela escritora Fátima Maia, integrante do Comitê Proler de Alagoas, a ação Praça Literária tem contribuído para a consolidação de práticas culturais que estimulam o hábito da leitura e o reconhecimento do livro como elemento fundamental na formação humana e social.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é um equipamento cultural do Governo de Alagoas, administrado pela Secult.

Confira abaixo a programação:

Praça Literária


Local: Espaço Agenda (Barro Duro)

Data: 29 de outubro

Horário: 8h30 às 11h30

Contação de histórias com:

Marcinha Câmara

Meire Deise

Tia Miroca

Márcia de Assis

Fátima Maia

Praça Litero musical


Local: Espaço Agenda (Barro Duro)

Data: 29 de outubro

Horário: 14h às 16h30

Contação de histórias com:

Marcinha Câmara

Tia Miroca

Chaluppe dos bonecos

Márcia de Assis

Ingrid Gerbasi

Cia Literando