Alagoas
Unidades do Hemoal funcionam em escala especial no feriadão do servidor público
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em escala especial durante o feriadão do Dia do Servidor, que começa neste sábado (25) e se estende até a terça-feira (28). Com isso, neste período, as pessoas que desejam doar sangue devem ficar atentos aos dias e horários em que os postos de coleta da capital e do interior estarão abertos.
No sábado (25), a Unidade Via Expressa, situada lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, estará aberta das 7h às 17h. Já as Unidades Trapiche, em Maceió, e Eldorado, em Arapiraca, não abrirão nesta data.
Na segunda-feira (27), ponto facultativo determinado pelo Governo de Alagoas, as Unidades Trapiche e Via Expressa, em Maceió, bem como, a Eldorado, em Arapiraca, funcionarão das 7h às 17h. Na terça-feira (28), no feriado estadual do Dia do Servidor Público, todas as Unidades do Hemoal estarão fechadas para a coleta de sangue, mas funcionarão internamente para distribuir hemocomponentes às maternidades e hospitais.
“Queremos tranquilizar a população alagoana e afirmar que estamos com o estoque de sangue estabilizado, bem como de prontidão para abastecer as agências transfusionais das maternidades e hospitais da rede pública estadual de saúde. Apesar da escala especial de funcionamento dos nossos postos de coleta no feriadão, haverá técnicos de plantão para atender todas as urgências e emergências transfusionais”, enfatizou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Critérios para Doar Sangue
A pessoa interessada em doar sangue neste período
deve seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso
mínimo de 50 quilos, ao comparecer ao posto de coleta ela deve portar um
documento de identificação oficial e original com foto.
No caso de o voluntário ser menor de idade, ele deve estar acompanhado do responsável legal para autorizar a doação, também portando os respectivos documentos de identificação oficiais e originais com foto. Portadores de doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade estão proibidos de doar.
É necessário lembrar que o voluntário não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e, caso tenha feito tatuagem ou micropigmentação, bem como colocado piercing, ele fica impossibilitado de doar pelos próximos 12 meses.
O candidato deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior e, se estiver gripado, com Influenza ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida até que estejam totalmente recuperadas e sem sintomas.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia