Alagoas

Fapeal estimula inovação no Instituto de Física da Ufal

Naísia Xavier / Ascom Fapea 23/10/2025
Fapeal estimula inovação no Instituto de Física da Ufal
Juliana Khalil falou sobre Programas de Fomento à Inovação Tecnológica em Alagoas - Foto: Naísia Xavier / Ascom Fapeal e IF Ufal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas foi convidada a contribuir com o conteúdo do XVII Workshop do Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Alagoas (IF Ufal), de 20 a 22 deste mês.

 

A assessora Científica de Inovação e Projetos Especiais, Juliana Khalili, representou a Fapeal em dois momentos da programação desta quarta (22), para um auditório repleto de docentes e discentes da graduação e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado). O evento consiste em um encontro anual para troca de conhecimento e divulgação científica, e é coordenado pelo professor David Sampaio,

 

Em sua palestra “Programas de Fomento à Inovação Tecnológica em Alagoas”, Juliana Khalili contextualizou a atuação conjunta da Fapeal e da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e apresentou os parceiros centrais do ecossistema alagoano de inovação, articulados em redes locais, regional e nacional.

 

Também foram apresentados os programas de promoção da inovação nas atividades econômicas para o crescimento e desenvolvimento de Alagoas, que são sempre concebidos e executados como políticas públicas.

 

Dentre os resultados alcançados, entre os muitos divulgados na palestra, um número que merece destaque é os cerca de R$ 40 milhões investidos em 300 projetos de empresas inovadoras, por meio de programas e editais Secti/Fapeal, nos últimos 10 anos.

 

“A cultura de inovação não vem de uma hora para outra. São vários passos que estamos galgando, há anos”, refletiu Juliana Khalili. Também houve oportunidade para respostas às questões do público.

 

O segundo momento do evento foi a mesa-redonda “Oportunidades de Inovação para Físicos em Alagoas”, mediada por Mércia Bastos, gerente de projetos e de extensão do Grupo de Acústica Física e Microfluídica, da qual Juliana Khalili participou junto aos físicos Anderson Buarque e Giclênio Cavalcante.

 

Anderson Buarque, egresso do IF Ufal, atua na área de Informação Quântica, como pesquisador associado no Senai Cimatec, Centro de Pesquisas e Universidade de Engenharias e Arquitetura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que oferece soluções especialmente elaboradas para as micro e pequenas empresas.

 

Giclênio Cavalcante é pesquisador do Grupo de Acústica Física no Laboratório de Microtecnologias Aplicadas do IF Ufal, mas, como empreendedor, conta com o apoio do Governo de Alagoas desde 2021, como co-fundador da IntacLab, startup de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), originada a partir de sua tese de doutorado.

 

Lá, lidera o desenvolvimento de uma plataforma de diagnósticos, baseada em tecnologias de ultrassom e microfluídica, além da produção de chips acustofluídicos personalizados para aplicações em ciências da vida.

 

Em 2021, participou do programa Pré-aceleração Geração do Hoje Indústria (GdH-I). Também foi beneficiado pelo edital Centelha 2, de 2021 a 2024, e foi selecionado no Tecnova III AL, iniciado neste ano.

 

“A gente não só recebeu investimentos como a capacitação, essencial para começar a permear entre dois mundos, muito interessantes, muito complexos, mas que necessitam de uma comunicação”, comentou Giclênio. A IntacLab também recebeu apoio de programas do Sebrae.

 

No evento, Juliana Khalili apresentou, também, a mais nova oportunidade Secti/Fapeal para empreendedores e pesquisadores de Alagoas, o programa “Deu Match”, já acessível em https://deumatchsecti.fapeal.br/.