Alagoas

Secdef lança Projeto #NaRede em escola do Benedito Bentes II para tratar sobre uso seguro da internet

Marcelo Alves / Ascom Secdef 23/10/2025
Secdef lança Projeto #NaRede em escola do Benedito Bentes II para tratar sobre uso seguro da internet
Palestras discutiram de forma educativa e preventiva como os estudantes podem usar o ambiente digital com segurança - Foto: Ascom Secdef

Com o objetivo de promover a conscientização de adolescentes sobre riscos e cuidados com o ambiente digital, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) lançou, nesta quinta-feira (23), o projeto #NaRede na escola Elizabeth Anne Lyra, no conjunto Luiz Pedro III, no Benedito Bentes II. Na próxima sexta-feira (31), a ação será levada para unidade pública de ensino no Vale do Reginaldo.

 

Por meio de palestras, os integrantes do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes (Caica), Igor Correia (advogado), Maria Helena Lins (assistente social) e Jesana Mendes (psicóloga), discutiram de forma educativa e preventiva como os estudantes podem usar o ambiente digital de maneira segura e consciente.

 

Além de ser uma campanha de conscientização, Igor Correia disse que o #NaRede é um movimento de educação para a cidadania digital, que incentiva os adolescentes a refletirem sobre suas relações online e a desenvolverem atitudes protetivas e responsáveis. 

“O ambiente virtual é parte do cotidiano dos adolescentes. Por isso, é fundamental que o poder público e a escola atuem juntos para transformar a internet em um espaço de aprendizado, respeito e proteção”, disse.

 

O Caica é um serviço vinculado à Secdef, responsável por articular ações intersetoriais de proteção, atendimento e promoção de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O centro atua de forma integrada com o Sistema de Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes, priorizando o atendimento humanizado e a escuta protegida.

 

#NaRede


O Projeto #NaRede é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino, priorizando territórios com maior vulnerabilidade social. Mas, além dos adolescentes, a iniciativa busca envolver professores, gestores escolares e famílias, fortalecendo a rede de proteção e o diálogo entre escola, serviços públicos e comunidade.

 

A iniciativa surge como resposta às novas formas de vulnerabilidade enfrentadas por adolescentes, a exemplo do cyberbullying, sexualização precoce, adultização e desinformação, temas que influenciam diretamente o desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes.