Alagoas

Secretária destaca apoio a projetos de pesquisa para agricultura familiar durante visita à Embrapa

Geysa Miranda / Ascom Secti 22/10/2025
Secretária destaca apoio a projetos de pesquisa para agricultura familiar durante visita à Embrapa
Aline Rodrigues destaca ações da pasta para projetos de pesquisa no Semiárido e no Agreste - Foto: Ascom Secti

Durante visita às futuras instalações da sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas, nessa terça-feira (21), a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Aline Rodrigues, destacou o apoio do Governo do Estado para projetos de pesquisa voltados ao cultivo às margens do Canal do Sertão. 


Acompanhada do governador Paulo Dantas e do secretário da Agricultura, Marcelo Melo, a secretária ressaltou o trabalho que vem sendo feito e o esforço do governo com editais que permitem financiar projetos de pesquisa, executados pela Embrapa, com o objetivo de adequar técnicas de cultivo de hortaliças que sejam eficientes e competitivas em condições de clima hostil.

Um bom exemplo é o projeto de colheitas de tomate e melão que se estende de Arapiraca, passando em Olho d'Água do Casado e Delmiro Gouveia. Ele consiste no uso de tecnologias adaptadas ao Semiárido e Agreste, onde os produtores conseguiram resultados que chegaram à colheita de 99 toneladas por hectares, de tomate, e 67 toneladas por hectare, de melão, fomentando  esse segmento como alternativa de renda extra para o agricultor familiar.

“A instalação da Embrapa em Alagoas é um passo importante para fortalecer a pesquisa e a inovação no campo. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secti e da Fapeal, estamos levando tecnologia e conhecimento aos agricultores familiares, promovendo desenvolvimento e sustentabilidade para o nosso estado”, disse a secretária. 

Sobre a sede da Embrapa Alimentos e Territórios 


Localizada no Povoado Saúde, em Ipoca, a obra foi iniciada em 2024, numa área doada pelo Governo de Alagoas. A estrutura está sendo construída com recursos do Governo Federal, por meio do PAC, e de emendas parlamentares da bancada alagoana. A previsão é que seja inaugurada em dezembro deste ano. 


As instalações incluem dois complexos de laboratórios, um de Tecnologia e Inovação Alimentar em Gastronomia e outro de Etnoconhecimento e Conservação Dinâmica da Sociobiodiversidade, além de outros de uso compartilhado em modelo hub. Haverá, ainda, estruturas para capacitação e treinamento dos diversos atores ligados às cadeias agroalimentares e do turismo rural. 

Os principais temas de atuação do novo espaço serão segurança alimentar e nutricional, inovação social, desenvolvimento territorial e sustentabilidade; cidades e alimentação, valorização dos produtos agroalimentares brasileiros, biodiversidade e cultura alimentar, e conhecimento etnobotânico e antropológico, associado a produtos alimentares.