Alagoas
Seminário fortalece rede local para ações de reparação de danos morais coletivos em Maceió

“As vozes das lideranças: caminhos para reparação de danos morais coletivos” é o tema do seminário que será realizado no próximo dia 25 de outubro, no Espaço Cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), no bairro Farol, das 08h30 às 16h30. O encontro reunirá lideranças, coletivos e organizações comunitárias para discutir caminhos e estratégias de reparação dos danos morais coletivos causados pelo afundamento do solo na capital alagoana.
A atividade integra o projeto “Formação de Lideranças e Coletivos em Organizações Comunitárias”, implementado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e Cáritas Arquidiocesana de Maceió, parceiras implementadoras do Programa Nosso Chão, Nossa História. Desde maio, o projeto vem promovendo formações voltadas ao fortalecimento do protagonismo popular e à organização das comunidades atingidas, criando condições para que elas mesmas atuem na defesa de seus direitos e na construção de iniciativas de projetos de reparação.
“Nós, que vivemos nos bairros periféricos, somos a maioria da população da cidade. O que precisamos é nos empoderar e perceber que, juntos, temos mais força para viver com dignidade”, destaca o pastor Jorge, da Associação Esportiva de Alagoas, participante das formações promovidas pelo projeto.
“Queremos não só formar, mas fortalecer essas lideranças e coletivos que já atuam aqui em Maceió", destaca Dilma de Carvalho, presidente do Comitê Gestor e ex-moradora do Pinheiro, um dos cinco bairros afetados pelo desastre.
As lideranças que participaram das formações apresentarão iniciativas de projetos de reparação desenvolvidas ao longo do processo. Os participantes também conhecerão experiências de Minas Gerais desenvolvidas após os desastres socioambientais em Mariana e Brumadinho para inspirar novas possibilidades de atuação em Maceió.
A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 é parceira do Programa Nosso Chão, Nossa História, uma iniciativa realizada pelo Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais (CGDE) e o UNOPS/ONU voltada à reparação de danos morais coletivos causados pelo afundamento do solo em Maceió. As atividades e ações realizadas pelos parceiros refletem suas próprias abordagens e responsabilidades, alinhadas aos objetivos do Programa.
Programa Nosso Chão, Nossa História
O Programa Nosso Chão, Nossa História atua na reparação dos danos morais coletivos causados pelo desastre socioambiental em Maceió, além de mitigar seus impactos e promover o bem-estar para a população atingida.
O Programa apoia projetos em diferentes áreas resultados da primeira geração de editais, como assessoria técnica e jurídica, produção de memória, fortalecimento das culturas locais, saúde mental comunitária, geração de renda, bem-estar animal e outras iniciativas. Todos os projetos foram selecionados por meio de edital, garantindo diversidade de propostas e ampla participação da sociedade civil e de órgãos públicos.
O Programa é executado pelo UNOPS, escritório de projetos da ONU, a partir das diretrizes definidas pelo Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais, com recursos oriundos de acordo firmado em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que responsabilizou a Braskem pelos danos morais coletivos à população de Maceió.
SERVIÇO
Seminário: As vozes das lideranças: caminhos para reparação de danos morais coletivos
Quando: 25 de outubro, das 8h30 às 16h30
Onde: Espaço Cultural do SINTEAL. R. Comendador Palmeira, 483 - Farol, Maceió - AL
Inscrições: pelo formulário disponível no site ne2.caritas.org.br
Informações: (81) 99216-2709
INSCREVA-SE AQUI
Saiba mais:
Ou no Instagram @nossochao.maceio, @caritasregionalnordeste2, e @caritas_mcz.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF