Alagoas
Sesau promove Oficina do Projeto Detecta Atenção Primária à Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein, promoveu, nesta segunda-feira (20), a Oficina de Planejamento Regional Detecta Atenção Primária à Saúde para o Câncer do Colo do Útero e da Mama. O encontro, na Sala de Situação da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió, reuniu profissionais da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), da Área de Doenças Crônicas e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).
A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, destacou que o encontro teve como objetivo alinhar e planejar os próximos passos da implementação do projeto no estado.
“Fizemos a adesão ao projeto para disponibilizar aos municípios uma ferramenta a mais para o cuidado em saúde. Hoje, apresentamos os dados colhidos e analisamos, de forma virtual, junto aos representantes do Hospital Albert Einstein e do Ministério da Saúde, o processo de implantação dos novos cuidados na Atenção Primária de cada cidade”, frisou.
Em Alagoas, o projeto será desenvolvido na V Região de Saúde, que abrange os municípios de Anadia, Boca da Mata e Campo Alegre. Também serão contempladas as cidades da Região do Planalto da Borborema, como Palmeira dos Índios (polo), Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Mar Vermelho, Maribondo, Minador do Negrão, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Tanque d'Arca e Viçosa.
Segundo Karine Omena, foi realizada uma análise junto aos municípios para compreender como está o monitoramento dos casos de câncer de colo do útero e de mama na região.
“A princípio, fizemos um diagnóstico por meio de um formulário ofertado aos gestores municipais, para que respondessem e apresentassem informações sobre a realização dos exames de mamografia, bem como o monitoramento e a avaliação dos pacientes já diagnosticados com câncer de mama ou de útero”, detalhou.

A superintendente ressaltou ainda que o Projeto Detecta APS vem para fortalecer a Atenção Primária dos municípios e aprimorar o atendimento à população.
“O projeto conta com a parceria de um hospital de referência e de uma equipe altamente qualificada, que, junto com a equipe técnica da Sesau — que já desempenha diariamente seu papel junto aos municípios —, irá fortalecer nosso sistema de saúde, trazendo novos elementos e formas de aprimorar o monitoramento e o apoio institucional às gestões municipais”, salientou.
Detecta APS
O projeto “Detecta APS: Prevenção do Câncer do Colo do Útero e da Mama” é uma iniciativa no âmbito do Proadi-SUS, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pelo Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo é apoiar a implementação das diretrizes de detecção precoce desses tipos de câncer na Atenção Primária à Saúde (APS).

O Detecta APS busca ampliar a resolutividade da APS e fortalecê-la como o centro da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo a integração e a continuidade do cuidado, além de gerar evidências científicas que fundamentem ações preventivas, de controle e combate ao câncer.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo