Alagoas

Escola Estadual de Murici vence Jornada de Foguetes em Barra do Piraí

Ana Paula Lins/Ascom Seduc 20/10/2025
Escola Estadual de Murici vence Jornada de Foguetes em Barra do Piraí
Equipe da Escola Estadual Benedita Rufino participa de lançamentos de foguetes há dois meses - Foto: Cortesia

A Escola Estadual Benedita Maria Rufino de Chagas Coelho, de Murici, venceu a Jornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. No início deste ano, a escola também foi vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes com a equipe Biu Cosmos.

O convite para a competição surgiu após o destacado desempenho da escola na OBAFOG: com nove medalhas – 3 ouros, 3 pratas, 3 bronzes – eles alcançaram um dos melhores lançamentos de foguetes do estado com 325 metros, o que lhes garantiu convite para participar da Jornada.  O grupo viajou por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Prefeitura de Murici.

Até então, o melhor desempenho de uma escola estadual de Alagoas neste evento havia sido o 4º lugar da equipe da Escola Estadual Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, no ano de 2023.


Jornada campeã

Ao todo, 86 equipes participaram do evento, sendo duas de Alagoas: a Benedita Rufino e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus São Miguel dos Campos. Na ocasião, a equipe Biu Cosmos atingiu a marca de cerca de 300 metros no seu lançamento.

“Após participarmos da OBAFOG e da Copa Nordeste de Foguetes, vimos que nossa equipe tinha potencial para ir ainda mais longe, pois os meninos são muito unidos e focados. Fizemos ajustes no foguete ao longo da competição e poderíamos ter chegado a 400 metros se não fosse uma árvore que atrapalhou o lançamento. Mas, mesmo assim, ficamos entre os dez melhores lançamentos do Grupo 7 da Jornada e somos a única escola do estado de Alagoas classificada para a Supercopa de Foguetes Estelar que acontece em novembro, na cidade São Carlos, em São Paulo”, contou o professor de física Antonio Barbosa dos Santos Jr, responsável por orientar o grupo e ministrar a disciplina eletiva de Astronomia na escola.

Para os estudantes Kenisson Wesley da Silva e Frank Henrique Bonfim a participação propiciou não só aprendizagem, mas a chance de, pela primeira vez, sair do estado e viajar de avião. “Foi adrenalina do começo ao fim: assistimos palestras, construímos foguetes, conhecemos novas pessoas e torcemos uns pelos outros. E sempre tivemos o incentivo do nosso professor Antônio”, recordou Kenisson. “Desde a Copa Nordeste de Foguetes, trazer um troféu da Jornada de Foguetes na Barra do Piraí era o nosso sonho. Fomos lá e conseguimos”, complementou Frank.

A gestora da Escola Estadual Benedita Rufino, Fabíola Loureiro, comemorou o feito da equipe. “Os nossos jovens talentos já vinham se destacando em outras competições, como a Copa Nordeste, onde foram vice-campeões. Agora, com essa grande vitória nacional, a Escola Benedita Rufino é orgulho de Murici, formando jovens que alcançam o céu pela ciência e pela inovação”, celebrou.

Próximos passos

As conquistas da equipe Biu Cosmos também renderam uma parceria com a Prefeitura de Murici e, em breve, o projeto dos foguetes chegará às escolas municipais de Murici.