Alagoas

Diretora e gerente de Hematologia do Hemoal são homenageadas pela Sociedade Alagoana de Medicina

Josenildo Törres / Ascom Hemoal 17/10/2025
Diretora e gerente de Hematologia do Hemoal são homenageadas pela Sociedade Alagoana de Medicina
Diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes, foi uma das homenageada spela Sociedade de Medicina de Alagoas - Foto: Ascom Hemoal

Em alusão ao Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro, a Sociedade de Medicina de Alagoas homenageou a diretora e a gerente de hematologia do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), respectivamente, Verônica Guedes e Alexandra Ludugero.

 

Durante cerimônia no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), na noite da quinta-feira (16), as duas gestoras receberam diplomas em reconhecimento ao trabalho de excelência que executam em prol da hemoterapia e hematologia no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

 

Na solenidade de entrega dos diplomas, a trajetória das duas hematologistas foi destacada, evidenciando o papel de gestão que exercem no Hemoal. Isso porque, o órgão, que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência em coleta, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes às unidades hospitalares, além de garantir o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas, a exemplo da hemofilia, doença falciforme e leucemia.



 Médica Alexandra Ludogero


Para o presidente da Sociedade Alagoana de Medicina, o cirurgião plástico Fernando Gomes, as médicas Verônica Guedes e Alexandra Ludugero dignificam a medicina alagoana e, por isso, são merecedoras da homenagem prestada pela entidade. “São duas profissionais altamente capacitadas, que além de abraçarem a missão de cuidar, também abraçaram a gestão em saúde, atuando em duas áreas imprescindíveis, que são a hematologia e a hemoterapia”, frisou.

 

Agradecimentos

 

Primeira a receber a honraria, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, agradeceu o reconhecimento, reafirmando sua alegria em ser médica e gestora no SUS. “Quando escolhi a Medicina, o fiz por vocação e com o propósito de atuar para salvar vidas. É esta missão que carrego comigo todos os dias, não apenas cuidando dos pacientes hematológicos no Ambulatório de Hematologia do Hemoal, mas, atuando para assegurar sangue em quantidade necessária e com a qualidade exigida para atender à demanda transfusional. Sangue é vida e, é por ela, que atuo todos os dias”, frisou.

 

Verônica Guedes possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1991, com especialização em Hematologia e Hemoterapia pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Concluiu em 2004 o Curso de Especialização em Clínica Médica pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Também é detentora do título de especialista em Clínica Médica pela Associação Médica Brasileira de Clínica Médica também desde 2004. É servidora pública concursada da Sesau desde 1995 e está na direção do Hemoal desde 13 de agosto de 2009.

 

Alexandra Ludugero, ao receber a condecoração, destacou o orgulho de atuar no Hemoal como gestora da hematologia e enfatizou que ouvir os pacientes é o diferencial médico nos dias atuais, principalmente no tocante ao fechamento dos diagnósticos. “Uma das principais lições que aprendi na Ufal e que carrego comigo na minha carreira profissional é a importância do ouvir. Em um mundo em constante transformação em razão das redes sociais e da Inteligência Artificial, escutar o relato do paciente é fundamental, tanto para passar segurança para ele, quanto para garantir um diagnóstico preciso”, enfatizou.

 

Alexandra Ludugero possui graduação em Medicina pela Ufal desde 1997, com especialização em Hematologia e Pediatria. É especialista em Hematologia Clínica desde 2003, pela Universidade de Guarulhos, em São Paulo (SP), e mestra em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Já exerceu os cargos de diretora do Hemoal em 2005, também foi gerente de Atenção Primária em Saúde da Sesau, secretária de Saúde de Palmeira dos Índios e atualmente é gerente de Hematologia do Hemoal.