Alagoas
II Conferência Nacional do Trabalho discute emprego e trabalho decente em Alagoas
Evento será realizado na próxima terça-feira (21), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, e discutirá políticas públicas para o fortalecimento do trabalho decente no estado e no país
A II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), etapa Alagoas, será realizada na próxima terça-feira (21), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió. Coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a conferência tem como objetivo aprimorar as relações de trabalho no Brasil e gerar políticas públicas voltadas à criação de empregos e à promoção do trabalho decente.
O evento é estruturado de forma tripartite e paritária, com representação equilibrada de trabalhadores, empregadores e governo. Em Alagoas, a comissão estadual conta com a participação da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/AL), da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ), da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), da Fecomércio AL, da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (FAEAL), da Associação de Hospitais do Estado de Alagoas (AHEAL), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Força Sindical, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Nova Central.
Segundo o regulamento publicado pelo MTE em agosto (Portaria SRT/MTE nº 1.430/2025), os debates da conferência serão organizados em quatro eixos temáticos: relações do trabalho, negociação coletiva e segurança jurídica; mercado e futuro do trabalho, com foco em intermediação, qualificação profissional e competências; políticas públicas de emprego, trabalho e renda; e proteção e inclusão produtiva diante das novas formas de trabalho e inovações tecnológicas.
“Momento histórico para o mundo do trabalho em Alagoas e no Brasil. Serão debatidos temas essenciais para a promoção do emprego decente nos dias atuais, eleição de delegados e aprovação de propostas para etapa nacional em São Paulo”, destacou Cícero Filho, superintendente do Trabalho em Alagoas.
A programação da etapa alagoana inclui credenciamento, abertura, apresentação do regulamento e do documento-base, trabalhos em grupos temáticos, plenária final e encerramento. Cada etapa estadual poderá encaminhar até 16 propostas para a conferência nacional, que será realizada em março de 2026.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela