Alagoas
Unicafes-AL recebe representantes do Governo Federal em almoço de recepção ao novo secretário do estado de agricultura
Evento aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença de mais de 20 cooperativas
A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas recebeu representantes do Governo Federal no Palácio República dos Palmares, na tarde desta quarta (15), para um almoço de recepção ao novo secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo. O encontro marca um passo importante para posicionar o cooperativismo alagoano e a agricultura familiar do estado no cenário nacional, e discutiu pautas como a implantação do Selo do Biocombustível Social no estado.
Estiveram presentes no almoço a diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vivian Libório; o Deputado Federal e líder da pasta do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho; o CEO da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, junto com o secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo, o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo; o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura e representantes de mais 27 cooperativas distribuídas por todo o estado.
"Tivemos uma conversa muito interessante de como avançar no fortalecimento da agricultura familiar a partir do cooperativismo, mas tendo o pontapé e o horizonte a partir da transição energética. A partir da gestão do selo biocombustível social, estamos avançando na atuação e na participação da agricultura familiar no norte e nordeste semiárido e estamos aqui hoje", declarou Vivian Libório, que definiu o estado de Alagoas como referência na política de transição energética no Brasil.
"O estado da Alagoas tem sido referência nessa agenda porque, no momento que hA partir do processo de reformulação do selo biocombustível social, a gente está avançando nessa agenda e avançando para aumentar a quantidade de agricultoras e agricultoras familiares incluídas no selo biocombustível social", destacou.
O momento foi de articulação e apresentação, como destacou Donizete Torkaski. "A gente recebe aqui, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário , com os órgãos do Governo Federal , o Governo do Estado e com as cooperativas essa acolhida que o secretário Marcelo nos dá, demonstrando a sua real sensibilidade para a agricultura familiar. E o estado de Alagoas está sendo hoje um exemplo ao Brasil na sua produção da agricultura familiar, no sistema cooperativo, e mais do que isso, demonstrando a capacidade de formulação de políticas públicas que tragam maiores oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento regional", afirmou.
A Unicafes-AL segue trabalhando junto ao Governo do Estado para tornar a agricultura familiar de Alagoas e o cooperativismo do estado referência. "Esse momento aqui é um momento ímpar para a gente, porque a gente sabe da importância do seu papel no estado, junto com o governador Paulo Dantas, e dar a você boas-vindas para a gente é uma honra. Conte também com todo o nosso apoio e todo o nosso trabalho para desenvolver cada vez mais esse Estado, agricultura familiar e economia solidária", declarou Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico