Alagoas
Agora Tem Especialistas: Sesau recebe representantes do Ministério da Saúde para discutir avanços

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início, nesta quarta-feira (15), à programação das ações voltadas para discussão dos avanços do Programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que tem como objetivo qualificar e ampliar o acesso da população aos serviços de atenção especializada.
O encontro ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), no bairro Jacarecica, em Maceió, e reuniu representantes do Ministério, gestores municipais e estaduais de saúde.
Durante o evento, foram realizadas reuniões técnicas, apresentação do Programa Agora Tem Especialidades em Alagoas, debates sobre a utilização de emendas parlamentares e encontros com secretários municipais de saúde.
A programação marca o início de uma série de ações que visam fortalecer as Redes Estadual e Municipais de Média Complexidade.
Representando o Ministério da Saúde, a coordenadora-geral de Apoio Estratégico à Expansão e Qualificação da Atenção Especializada, Amana Santana, destacou a importância da parceria com o estado e os municípios para garantir a efetividade do programa.
“O Ministério da Saúde vem a Alagoas para fortalecer a implementação do Programa Agora Tem Especialistas, que tem a finalidade de reduzir o tempo de espera da população para o acesso à atenção especializada. Temos um grande desafio, e o Ministério conta com a parceria do estado e dos municípios para discutir o processo dentro do território alagoano”, ressaltou.
O secretário-executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com a nova política nacional e destacou o potencial transformador da iniciativa.
“Estou aqui representando o nosso secretário Gustavo Pontes, em mais uma visita técnica do MS para tratar sobre o Programa Agora Tem Especialistas. Esse programa será, sem dúvidas, um divisor de águas na atenção de média complexidade, não só em Alagoas, mas em todo o país”, afirmou.
A programação segue nesta quinta-feira (16), com visitas técnicas ao Hospital Metropolitano de Alagoas e ao Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, em Maceió, que são unidades estratégicas para a execução dos componentes ambulatorial e cirúrgico do programa.
Com o Plano de Ação Regional (PAR) já em andamento, Alagoas conta com Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) em áreas prioritárias como cardiologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
O encontro de dois dias tem como foco avaliar os primeiros resultados, alinhar os fluxos de atendimento e fortalecer a articulação com as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
Além da parte técnica, a agenda reforça o compromisso do Estado com a execução plena da nova Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), que prioriza a integração regional e o planejamento ascendente como ferramentas de gestão e melhoria da assistência.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé