Alagoas

IMA participa de ação para garantir conservação do macaco-guariba-de-mãos-ruivas em Alagoas

Ascom IMA, com Ascom MPAL 15/10/2025
IMA participa de ação para garantir conservação do macaco-guariba-de-mãos-ruivas em Alagoas
Animal é símbolo da fauna nordestina - Foto: Anderson Macena

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) participou nessa terça-feira (14) do transporte de três espécimes do macaco-guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) à sua nova morada, em Coruripe. Os animais, símbolo da fauna nordestina, foram trazidos para Alagoas numa operação do Programa Pró-Espécies, o Plano de Ação Nacional (PAN) dos Primatas do Nordeste, e a partir de agora serão monitorados para que possam ser reintroduzidos à natureza.

 

Os três guaribas, duas fêmeas e um macho, estavam no Parque Estadual Dois Irmãos em Pernambuco, antes de virem para Coruripe, onde passarão a viver em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Usina Coruripe. Por serem animais com ocorrência no bioma Mata Atlântica, a RPPN foi escolhida por abrigar um fragmento de mata nativa que oferece condições ideais para a sua aclimatação.

 

O IMA teve um papel fundamental nessa chegada. Além de ajudar com apoio operacional durante o transporte, também foi o órgão responsável por autorizar os empreendimentos envolvidos no projeto.

 

“O IMA é responsável por autorizar o funcionamento desses empreendimentos de fauna, para garantir a segurança desses animais. A Usina Coruripe possui uma RPPN que é uma área de preservação da Mata Atlântica e tem autorização e licenciamento para recebê-los”, explicou a assessora de fauna e flora, Bárbara Ferreira.

 

A vinda dos guaribas foi bastante celebrada por todos os integrantes do programa. Para o promotor de justiça Alberto Fonseca, isso simboliza um novo marco na atuação ambiental no estado.

 

“Cada um desses animais representa uma vitória contra a extinção. A reintrodução em Alagoas mostra que, quando ciência, política pública e compromisso ambiental caminham juntos, é possível mudar o destino de uma espécie e inspirar uma nova forma de pensar nossa relação com a natureza”, afirmou.

 

Para a espécie, classificada como “vulnerável” na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), esta será uma nova oportunidade de aumentar sua população, que conta com cerca de 500 espécimes em toda a Mata Atlântica do Nordeste.

 

“Os guaribas terão um novo lar, uma nova chance de perpetuação da sua espécie e uma nova história para contar, uma história construída com ciência e responsabilidade ambiental”, afirmou a promotora de justiça Lavínia Fragoso.

 

Sobre o Programa Pró-Espécies

 

O programa é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), que atua em defesa da fauna e flora ameaçadas de extinção no estado, com políticas públicas ambientais. As ações contam com a parceria do IMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CPB), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e do Instituto SOS Caatinga.