Alagoas
Governador Paulo Santas anuncia pagamento de R$ 263 milhões em precatórios do Fundef
Mais de 23 mil professores da rede estadual serão beneficiados com os repasses nos dias 1º e 2 de outubro; governo destaca impacto na economia de Alagoas
O governador de Alagoas, Paulo Santas, anunciou nesta sexta-feira (26) que o Estado irá realizar, nos próximos dias 1º e 2 de outubro, o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Ao todo, serão liberados R$ 263 milhões destinados a mais de 23 mil professores da rede estadual de ensino.
Segundo o governador, além de representar um marco importante na valorização dos profissionais da educação, a medida também terá reflexos diretos na economia local. “Esses recursos também serão fundamentais para dinamizar a economia de Alagoas”, destacou Santas em publicação nas redes sociais.
Os precatórios do Fundef referem-se a valores que o Estado recebeu após ações judiciais movidas em razão de repasses federais considerados insuficientes ao longo dos anos. O pagamento a professores e professoras que atuaram na rede estadual durante o período contemplado é uma das principais reivindicações da categoria, que aguarda o repasse há anos.
Com a confirmação das datas, o governo espera reforçar o compromisso com a educação e dar um passo importante no reconhecimento da contribuição dos docentes para o desenvolvimento do ensino público em Alagoas. Além do impacto direto nos salários, a injeção financeira deve aquecer o comércio e serviços em diferentes regiões do estado, movimentando a economia nos próximos meses.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo