Alagoas

Sesau promove Oficina de Vigilância do Óbito sobre Tuberculose

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau 25/09/2025
Sesau promove Oficina de Vigilância do Óbito sobre Tuberculose
Oficina de Vigilância do Óbito sobre Tuberculose aconteceu no Campus III do Centro Universitário Cesmac - Foto: Olival Santos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (25), a Oficina de Vigilância do Óbito sobre Tuberculose, doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, sendo causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. O evento foi realizado no Campus III do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.

 

A iniciativa foi realizada para profissionais que atuam nas Coordenações de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, além de técnicos da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e nos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia. Também participaram da oficina, técnicos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema Nacional de Atendimento Médico, Vigilância do Óbito e Rede de Urgência.

 

Segundo a enfermeira do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Ednalva Araújo, a oficina teve o objetivo de qualificar esses profissionais para melhor identificação de óbitos por tuberculose em Alagoas. “Com a melhor qualificação da informação podemos traçar o quadro da doença no estado e traçar estratégias para o seu enfrentamento”, explicou a enfermeira.

 

Ednalva ressaltou que todas as mortes suspeitas por tuberculose devem ser investigadas conforme o protocolo específico. "E iniciativas como a oficina contribuem para o enfrentamento da tuberculose, com técnicas modernas, visando à eliminação desta doença em solo alagoano em futuro próximo”, reforçou.