Alagoas
Alagoas lança plataforma digital com 85 serviços públicos até o fim do ano

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, lançaram, nesta sexta-feira (19), a plataforma Alagoas Inteligente (AI). Até o final do ano, o alagoano contará com o acesso a 85 serviços públicos digitais, de forma ágil e segura.
Ainda durante a solenidade, o govenador e o diretor-presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), João Gabriel Costa Lins, o “Joãozinho”, assinaram duas ordens de serviço que garantem mais eficiência e modernização, por meio de Inteligência Artificial (IA), dos serviços prestados pela autarquia estadual.
-07.jpg)
A solenidade ocorreu no auditório Aqualtune e reuniu secretários de estado, deputados estaduais, diretores de órgãos e autarquias, dentre outras autoridades. Paulo Dantas destacou que o lançamento da plataforma AI integra o processo de modernização do Estado, por meio do programa Alagoas Mais Digital.
“Hoje nós estamos lançando o Alagoas Inteligente, uma plataforma digital que vai levar para o alagoano serviços essenciais de maneira rápida, com baixa burocracia, apresentando soluções inteligentes na palma da mão”, explanou o governador, ao lado da secretária Paula Dantas.
“A gente quer que você resolva o seu problema com pelo menos dois cliques. Já temos 25 serviços disponíveis e até o final do ano serão 85”, anunciou a secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio.
FUNCIONAMENTO
Para implementar a AI, o Governo de Alagoas, por meio da Seplag, firmou parceria com a X-VIA Tecnologia LTDA, especialista em Governo Digital no Brasil.O diretor de Operações da empresa, Gustavo Correia, explica como funciona a plataforma.
“Trata-se de um portal único, onde o cidadão terá acesso a todos os serviços do Governo. A proposta é centralizar todos os serviços em um único local. Assim, o cidadão terá o Governo à disposição, seja por meio do portal ou de um aplicativo”, explicou Correia.
A plataforma pode ser acessada pelo site https://ai.al.gov.br/, e os serviços poderão ser solicitados mediante cadastro ou login pelo gov.br.
“Após o login, o cidadão terá acesso a todos os serviços. O sistema é seguro. A segurança é o nosso principal pilar neste projeto. Somos parceiros do Governo e oferecemos uma camada de segurança para garantir a tranquilidade do cidadão”, acrescentou.
Missões
O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, considerou o lançamento da plataforma AI um salto tecnológico histórico dentro do processo de modernização dos serviços ofertados pelo Governo de Alagoas.
Ele lembrou que a missão do governador Paulo Dantas ao Uruguai, país referência em transformação digital na América Latina, e os esforços subsequentes na Estônia, evidenciam a busca pelas melhores práticas internacionais implementadas pelo Governo de Alagoas.
“As missões internacionais, frequentemente, resultam em frutos concretos, como este projeto que visa aprimorar os serviços estaduais. O Estado buscou as experiências mais relevantes para oferecer ao cidadão alagoano o melhor em transformação digital”, ressaltou Palhares.
O AI faz parte do Programa Alagoas Mais Digital, iniciativa que prevê economia de mais de R$20 milhões aos cofres públicos. Entre os serviços já disponibilizados nesta primeira fase estão a realização da matrícula on-line para as escolas estaduais de Alagoas, solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de baixa renda, consulta de CNH, registro de boletim de ocorrência, emissão de contracheque de inativos ou pensionistas, solicitação de tratamento Fora do Domicílio (TFD), entre outros.
Saúde Mais Digital
Ainda durante a solenidade, Paulo Dantas anunciou, até novembro deste ano, o lançamento da plataforma Saúde Mais Digital, um dos braços do projeto Alagoas Mais Digital.
A ferramenta vai oferecer os serviços de teleconsultas à população, 24 horas. O modelo foi inspirado no programa já em funcionamento no Piauí, considerado referência no Brasil.
Paulo Dantas lembrou que Alagoas já ocupa o 3º lugar no ranking nacional de consultas realizadas. Com a nova plataforma, a expectativa é superar a Bahia (2º) e o Piauí (1º).
“O Saúde Mais Digital vai levar serviços essenciais na área da saúde por meio de teleconsulta e de outros atendimentos, onde todos os alagoanos terão acesso”, assegurou o governador.
Juceal
A solenidade marcou ainda a assinatura da ordem de serviço para a melhoria no ambiente de licenciamento do Estado de Alagoas, contemplando diversos órgãos da administração pública indireta estadual.
A medida permite que o cidadão consiga emitir, em um único lugar, e de forma totalmente online, através do portal Facilita Alagoas, as licenças necessárias para a criação e pleno funcionamento do seu empreendimento.
A outra ordem de serviço autoriza a implantação de uma inteligência artificial integrada ao Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial no estado. A ferramenta permitirá o auxílio na formatação e no andamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+