Alagoas
Prevenção é o melhor caminho para coração saudável, alerta médica do Hospital Metropolitano
O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Vermelho, dedicada à conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Entre elas, estão a hipertensão, o infarto, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca, que podem ser prevenidas ou controladas com cuidados simples no dia a dia.
De acordo com a médica Stephanny Neri, generalista do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), cuidar do coração é cuidar da vida. "A prevenção ainda é a forma mais eficaz de reduzir os riscos, e isso passa por escolhas conscientes, como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e realizar acompanhamento médico”, frisa.
Ela lembra que alguns fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e descontrole da pressão arterial, colesterol e diabetes, estão diretamente ligados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
“A boa notícia é que, ao identificar precocemente esses fatores, podemos adotar medidas que fazem toda a diferença na qualidade e na expectativa de vida das pessoas”, destaca.
A médica ressalta que estes tipos de doenças sistêmicas acometem grande parte da população, principalmente os idosos, como é o caso da hipertensão arterial, que é conhecida como pressão alta. Por isso, segundo ela, é importante, em casa, lembrar de não ingerir alimentos com muito sal, muita gordura, alimentos muito calóricos, e também dos exercícios físicos que precisam ser diários, contínuos.
"Lembrando também sobre os exames laboratoriais, que são de rotina, assim como os exames de imagem, eco, eletro, entre outros, e as consultas, que têm que ser pelo menos duas vezes ao ano. Importante ainda não se automedicar, não utilizar remédios por conta própria, medicamentos devem ser sob recomendação de especialistas”, orienta.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo