Alagoas

Secdef ressalta papel dos conselhos tutelares durante Caravana pelos Direitos de Crianças e Adolescentes

25/08/2025
Secdef ressalta papel dos conselhos tutelares durante Caravana pelos Direitos de Crianças e Adolescentes
Secretária ressaltou a importância de fomentar e fortalecer política públicas nos municípios alagoanos - Foto: Ascom Secdef
Marcelo Alves / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) participou dos debates da Caravana pelos Direitos Criança e do Adolescente no auditório da Universidade Federal de Alagoas, na manhã desta terça-feira (25).


A secretária Tereza Nelma ressaltou a importância de fomentar e fortalecer política públicas nos municípios alagoanos para ampliar a rede de apoio dos sistemas de direitos voltados para crianças e adolescentes. "Vamos fortalecer ainda mais essa rede de proteção a crianças e adolescentes por todo o estado alagoano", ressaltou.

 

Tereza Nelma destacou também a atuação dos conselheiros tutelares essa construção social. “Os conselheiros tutelares são a base dessa luta e é importante que atuem junto às prefeituras para ajudar na construção de políticas públicas para crianças e adolescentes", afirmou.

 

A caravana visa promover o diálogo sobre a proteção integral da infância e adolescência, bem como visa destacar a importância do serviço desenvolvido pelos conselhos tutelares como protagonistas do processo de garantia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


 

A iniciativa também serve de espaço de escuta, mobilização e transformação social e política. Durante os debates, ainda são destacadas a importância do protagonismo de crianças e adolescentes, bem como da sociedade civil na construção de políticas públicas que respeitam, protegem e garantem direitos com absoluta prioridade, exatamente como determina a nossa Constituição Federal no seu artigo 227.


A Caravana pelos Direitos de Crianças e Adolescentes é uma realização da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O evento contou a presença da superintendente de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Isabela Larisse.