Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste recebe 18 estagiários de fisioterapia da Uninassau

Tony Medeiros Ascom Sesau 11/03/2025
Hospital de Emergência do Agreste recebe 18 estagiários de fisioterapia da Uninassau
Do total de atendimentos registrados pelo Hospital de Emergência do Agreste no Feriadão da Proclamação da República, 150 vítimas foram vítimas de acidentes de trânsito - Foto: Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) recebeu 18 estagiários do curso de fisioterapia da Unidade Arapiraca da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), conveniada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A recepção aconteceu no auditório da unidade hospitalar e marcou o início da atuação dos acadêmicos no atendimento a pacientes neurológicos.

 

Os estagiários permanecerão no hospital por dois meses e atuarão na Enfermaria da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC). Com isso, eles terão a oportunidade de acompanhar os casos de pacientes internados em estado clínico extremamente grave. 

 

O coordenador do serviço de fisioterapia do HEA, Glaucio Guedes, destacou a importância da chegada dos estagiários para a formação profissional. “É um campo de aprendizado onde eles terão contato com pacientes neurológicos, de AVC e traumatismo cranioencefálico, ampliando o conhecimento na área da neurologia hospitalar”, afirmou. 

 

A supervisora de estágio da Unidade Arapiraca da Uninassau, a fisioterapeuta Luzia Santos, explicou que a dinâmica da atuação dos estudantes será em regime de escala e contará com o acompanhamento de profissionais da instituição. 

 

“Esse estágio está mais voltado para a neurologia, setor que tem uma abrangência extensa no Hospital de Emergência do Agreste. Eles vão aprender muito e também contribuir com suas iniciativas”, ressaltou. 

 

Expectativa 

 

Entre os acadêmicos de fisioterapia da Unidade Arapiraca da Uninassau que irão estagiar no HEA está a aluna do 9º período, Sândja Iatyara Lúcio. Durante a recepção, ela revelou ser enorme a expectativa pelo estágio na maior unidade hospitalar do interior de Alagoas.  

 

“É uma grande conquista adentrar nessa área em um hospital que se tornou referência no Estado quanto ao atendimento a pacientes com AVC. Essa oportunidade vai nos deixar mais preparados para exercer a profissão no futuro”, disse Sândja Iatyara Lúcio.