Alagoas
Cobertura vacinal da tríplice viral ultrapassa 95% em Alagoas
Alagoas alcançou um índice de 95,7% de cobertura vacinal contra a tríplice viral em crianças de 1 ano a 1 ano e três meses em 2024. O dado, divulgado pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando a cobertura era de 93,54%.
O secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que esse avanço reflete os esforços do governo estadual, em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, para garantir a proteção da população. “Esse aumento é resultado do trabalho conjunto para assegurar a segurança clínica e o bem-estar dos alagoanos”, afirmou.
A assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira, explicou que a vacina tríplice viral deve ser aplicada em duas doses. “A primeira a partir dos 12 meses de idade e a segunda com um ano e três meses”, disse.

A enfermeira reforçou que adultos que não foram imunizados de 20 a 29 anos devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações, “Quanto os adultos de 30 até 59 anos, devem receber apenas uma dose”, explicou Rafaela Siqueira.
Ainda de acordo com a assessora do PNI, o Brasil possui um dos maiores e mais eficientes sistemas de distribuição de imunizantes no mundo. “As vacinas são essenciais para a erradicação e prevenção de diversas doenças graves, são seguras e estão disponíveis em todo território nacional”, reforçou Rafaela.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado