Alagoas
Samu e Corpo de Bombeiros realizam com êxito transferência de paciente obeso mórbido
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados às 20h25 desta quinta-feira (16) para realizar uma transferência de um paciente de 32 anos, que sofre de obesidade mórbida (com peso estimado em 250 kg), de União dos Palmares para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, para tratamento especializado.
Ele apresentava linfangite crônica em membros inferiores e infecção na coxa e região Interglútea, com indicação de desbridamento, que é o procedimento de remover tecido necrosado.
O transporte, classificado como de risco médio, foi realizado com o apoio do Corpo de Bombeiros, devido à complexidade do manejo. O paciente estava lúcido, orientado e apresentava sinais vitais estáveis. Ele foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió para avaliação da equipe de cirurgia vascular.
A coronel Elaine Monteiro, coordenadora do Salva Mais, destacou a integração entre o Corpo de Bombeiros e o Samu, através do Programa. “Essa parceria tem sido essencial para otimizar os atendimentos de urgência e emergência, garantindo mais eficiência e rapidez nos casos mais complexos”, afirmou.
A coordenadora geral do Samu, enfermeira Beatriz Santana, enfatizou o profissionalismo das equipes envolvidas. “O comprometimento e a habilidade técnica dos socorristas foram fundamentais para garantir a segurança e o conforto do paciente durante todo o transporte”.
O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância do Programa Salva Mais. “A integração com o Corpo de Bombeiros potencializou o alcance do Samu, garantindo que mais alagoanos sejam atendidos com eficiência e que mais vidas sejam salvas”, destacou.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas