Alagoas
Faltas de energia prejudicam abastecimento de água em Jundiá e Novo Lino
Duas faltas de energia que atingiram os sistemas de abastecimento de Jundiá e Novo Lino, na região da Mata de Alagoas, prejudicaram o fornecimento de água para a população dessas cidades nesta segunda-feira (13). A falta de energia paralisou as bombas instaladas na captação, suspendendo o fornecimento para as respectivas Estações de Tratamento de Água (ETAs).
A Equatorial, responsável pela rede elétrica, já foi acionada. Tão logo a energia seja restabelecida, o sistema de Novo Lino será reativado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Em Jundiá, o fornecimento elétrico foi retomado por volta das 15h. Assim, a água tratada voltou a ser fornecida para a concessionária Verde Alagoas, responsável pela distribuição aos moradores.
Sobre as ocorrências, a Equatorial enviou duas notas de esclarecimento, que seguem abaixo.
Nota de esclarecimento – Novo Lino:
Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada nesta segunda-feira (13), que afeta a Estação Elevatória de Água Bruta localizada em Novo Lino, a Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e equipes técnicas já foram mobilizadas para realizar o atendimento e executar os serviços necessários, que forem de responsabilidade da Distribuidora, para normalizar a energia na unidade o mais breve possível.
Nota de esclarecimento – Jundiá:
Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada nesta segunda-feira (13), que afeta a captação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) localizada em Jundiá, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já foram mobilizadas para realizar o atendimento e executar os serviços necessários, que forem de responsabilidade da Distribuidora, para normalizar a energia na unidade o mais breve possível.
Palmeira dos Índios
A adutora do Sistema Carangueja, que envia água da barragem, situada em Quebrangulo, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmeira dos Índios e responde por 30% do abastecimento da cidade, apresentou um rompimento, na tarde desta segunda-feira (13).
Por essa razão, o sistema precisou ser temporariamente desativado. Técnicos da Companhia trabalham na manutenção da tubulação, que tem 250 milímetros de diâmetro. A previsão é concluir o trabalho na tarde desta terça-feira (14).
Enquanto isso, o Sistema Caçamba, que também abastece Palmeira dos Índios e responde por 70% da água ofertada ao município, segue operando normalmente. Depois de tratada, a água é repassada pela Casal para a concessionária Águas do Sertão distribuir aos moradores.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado