Alagoas
Idosos e pessoas com deficiência podem emitir cartão de estacionamento de forma digital em Alagoas
Para tornar o acesso mais ágil e prático a um direito garantido por lei a idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas se habilitou junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para que esses condutores possam emitir as credenciais de estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Em Alagoas, desde 2020, foram emitidas 3.180 credenciais para idosos e PCDs habilitados, tanto pela CDT como pelo site do Detran.
No estado, 134.400 usuários que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão aptos a fazer essa solicitação. De acordo com Lígia Teixeira, assistente de Trânsito do Detran, para as emissões feitas pela CDT a credencial é vitalícia para os idosos. No caso dos PCDs, a validade do cartão de vaga especial será mantida com base no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
“Essa é mais uma etapa que conseguimos avançar no processo de digitalização dos serviços do Detran. É dessa forma que chegamos mais próximos da população, e principalmente desse público que precisa de uma atenção especial e mais acessível”, afirmou.
Idosos e PCDs não habilitados
O documento também pode ser solicitado para veículos que fazem o transporte de idosos e PCDs que não possuem CNH. Caso esses usuários residam em cidades onde o trânsito não é municipalizado - ou seja, onde não há SMTT - eles precisam procurar o atendimento presencial no prédio sede do Detran em Maceió, nas 14 Ciretrans do interior ou nas Centrais Já!.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior