Alagoas
Sala Lilás do Alto Sertão realiza atendimento especializado a vítimas de violência doméstica e sexual
A Rede de Atenção às Violências (RAV), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garante a assistência às vítimas de violência sexual e doméstica também no Sertão alagoano.
Formada por equipes de profissionais em Psicologia e Assistência Social do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), a Sala Lilás, localizada no município de Delmiro Gouveia, funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), e realiza um serviço pautado no atendimento eficiente, seguro, resolutivo e não revitimizador,
 (2).jpg)
A gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes, destacou o trabalho do governo Paulo Dantas, que vem fortalecendo a Rede para assistir as vítimas. “A RAV assegura atendimento às vítimas de violências em seis portas no Estado de Alagoas, onde já registramos mais de 1.500 pessoas atendidas somente este ano. Com um trabalho sério, o Governo de Alagoas vem prestando assistência às mulheres, crianças e adolescentes, população LGBTQIAPN+, povos tradicionais, população de rua, idosos, pessoas pretas e pessoas com deficiência, que sofrem ou sofreram violência”, pontuou.
Conforme explicou a psicóloga da Sala Lilás do Alto Sertão, Elis Lavínia Carvalho, o serviço oferta escuta especializada e acolhimento seguro para as vítimas que são atendidas no local. “Estamos aqui diariamente no atendimento às vítimas que, em sua maioria, chegam a nós fragilizadas, necessitando de uma escuta especializada, acolhimento e de uma rede que as oriente sobre os encaminhamentos necessários”, completou.
Além do Alto Sertão, a RAV também conta com portas de atendimento localizadas em Maceió, no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM) e no Complexo de Delegacias Especializadas (Code). Já no interior, também está presente no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Sobre a RAV
 (1).jpg)
A Rede foi instituída pelo Decreto nº 89.437, de 28 de fevereiro de 2023, tem caráter intersetorial e é pautada na prevenção, identificação, assistência, monitoramento e avaliação das violências às populações vulneráveis, no âmbito do Estado de Alagoas. As ações governamentais da RAV são executadas com vistas ao enfrentamento das violências, de forma a facilitar o acolhimento seguro, assistência qualificada, escuta especializada, eficiente, eficaz e não revitimizadora.
O serviço também tem o propósito de promover os encaminhamentos necessários para garantia dos direitos fundamentais das vítimas, de maneira resolutiva, bem como, na orientação da população e dos profissionais vinculados à temática, tanto quanto à prevenção como ao combate.
Mais lidas
-
1MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
2TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
3INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
4CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios
-
5TÊNIS
Semifinal entre Sinner e Medvedev é cancelada por mau tempo em Roma