Alagoas
Ufal sedia mais uma edição do Festival Nacional Paralímpico 2024
Evento acontece simultaneamente em todo o Brasil e celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico
Neste sábado, 21, das 8h às 12h, acontece no Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió, o Festival Paralímpico Loteria Caixa 2024. O evento, que acontece em 120 locais em todas as 27 unidades federativas do país, é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e oferece uma experiência inclusiva e lúdica do esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência.
A ideia é promover a inclusão e a conscientização sobre o potencial de pessoas com deficiência. Crianças de 8 a 17 anos participam de diferentes modalidades paralímpicas de forma recreativa, contribuindo para a difusão do movimento paralímpico. Cada local oferecerá três modalidades esportivas.
O evento também celebra duas datas de grande relevância: o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro). Além desta edição de setembro, uma segunda será realizada em 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Veja mais no site.
Evento nacional
O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 tem sido realizado na Universidade Federal de Alagoas desde 2022 e, neste periodo, cerca de mil crianças e jovens com deficiência passaram pelas atividades e puderam conhecer diferentes modalidades esportivas paralímpicas.
Além disso, mais de 200 graduandos do curso de Educação Física da Ufal (licenciatura e bacharelado) puderam vivenciar o esporte paralímpico e aprender elementos sobre como trabalhar com pessoas com deficiência na área específica. Segundo a professora Neiza Fumes, coordenadora técnica do evento, foi possível proporcionar vasta experiências para todos os participantes, contribuindo ainda para dar maior visibilidade às pessoas com deficiência em nossa sociedade.
"Destacamos ainda que os participantes são provenientes de diferentes cidades alagoanas e conta com a colaboração de pais, professores, gestores educacionais, profissionais de apoio. Esta colaboração torna o festival um grande momento de partilha e alegria para todos", destaca a professora.
Na coordenação de Logística do evento, está a professora Soraya Dayanna Guimarães Santos. Maria Quitéria da Silva, Rosiane Amorim e Phelipe Moura são os professores nas modalidades Bocha, Atletismo (arremesso e lançamentos) e Futebol.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens