Alagoas
Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do Centro de Formação de Praças
O Centro
de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas
(PMAL) realizou na manhã desta quarta-feira (18) a solenidade de passagem de
comando do tenente-coronel Silvio Lúcio para o major Jefferson Canuto.
A formatura militar foi prestigiada pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, e pelo subcomandante, coronel Neyvaldo Amorim. Em seu discurso, o comandante destacou a importância do Centro de Formação para a Polícia Militar.
.jpg)
“Reforço aqui o importante trabalho desempenhado pelo CFAP, responsável pela formação e aperfeiçoamento dos nossos soldados, cabos e sargentos. Uma corporação que tem uma base militar sólida consegue desempenhar com maestria a sua missão constitucional de proteger a sociedade. Parabenizo o tenente-coronel Lúcio pelo excelente trabalho realizado e desejo sucesso ao major Canuto no cumprimento da nova missão”, ressaltou Paulo Amorim.
.jpg)
O sargento da reserva, Gilvanisio Mello, foi o veterano homenageado com o rito da continência militar. O evento contou com o desfile de tropas compostas por pelotões de alunos dos cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e de Metodologia do Treinamento Físico Policial Militar (CMTFPM), que se encontram em andamento, além do efetivo administrativo da unidade-escola.
Para o novo comandante do CFAP, major Canuto, a missão recebida é motivo de muita honra e orgulho.
“O cargo carrega a responsabilidade de comandar a unidade onde começa a Polícia Militar de Alagoas. No decorrer desta missão, continuarei leal às diretrizes do comando-geral da PM, trabalhando para capacitar e aperfeiçoar os nossos soldados, cabos e sargentos, com os cursos que ora tramitam na Escola e outros que estão por vir. Também estaremos focados em bem preparar o CFAP para os próximos cursos de formação. Com a gratidão a Deus e ao comando da corporação, espero retribuir à altura a confiança em mim depositada”, salientou.
O CFAP
.jpg)
Através da Lei nº 2.287, de 22 de agosto de 1960, foi criada na Polícia Militar de Alagoas uma Companhia-escola no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tornando-se, assim, o embrião da formação policial militar na corporação alagoana. Dois anos depois, houve a reestruturação da PM, estabelecendo um Grupamento Escola no Quartel Geral, necessário à boa formação, especialização e aperfeiçoamento dos quadros e da tropa.
Anos depois, o Grupamento Escola transformou-se em Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) como órgão de apoio do sistema de ensino, subordinado diretamente ao comandante-geral, destinado à formação, especialização e aperfeiçoamento de praças.
Denominado posteriormente de Centro de Ensino e Instrução (CEI), subordinado à Diretoria de Ensino, passando a partir de então a formar, aperfeiçoar, especializar e treinar conjuntamente oficiais e praças da Corporação, assim permanecendo por oito anos. O CEI foi extinto em 1992, sendo, em seu lugar, criada a Academia de Polícia Militar (APM), destinada a formar e aperfeiçoar os oficiais, e no ato, recriado o CFAP, permanecendo com essa nomenclatura até a presente data.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)