Alagoas

Estudantes da Uninassau Maceió são incentivados a empreender com edital Startup Nordeste

23/08/2024
Estudantes da Uninassau Maceió são incentivados a empreender com edital Startup Nordeste

Tárcila Cabral / Ascom Fapeal

A faculdade Uninassau, em Maceió, foi a instituição escolhida para integrar a programação informativa da chamada Startup Nordeste (Startup NE), uma importante iniciativa voltada ao fomento do ecossistema empreendedor de Alagoas. Estudantes da instituição tiveram a oportunidade de participar nesta quinta-feira (22) de uma jornada dinâmica, de pitchs ilustrativos e momentos participativos com representantes dos órgãos promotores.

 

O programa, promovido pelo Sebrae em conjunto com a Fapeal, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e o apoio da Aceleradora Neo Ventures, atua na perspectiva de fomentar o desenvolvimento de tecnologias, empresas e ideias inovadoras no estado.

 

Conteúdos disseminados

 

Os gestores apresentaram conteúdos no intuito de incentivar a criação de projetos de diferentes áreas. Durante a visita, Bruno Oliveira, representante da ACPEI da Fapeal, destacou a importância da participação dos estudantes nas oportunidades oferecidas pelas instituições.

 

"Peço que vocês participem dos momentos oferecidos pelas instituições. Não percam esta chance, pois são iniciativas para fomentar não só a área tecnológica, mas diversos setores empreendedores. Visamos direcionar recursos para que vocês deem o primeiro passo com seus negócios e que não cresçam somente em Alagoas, mas também no mundo", incentivou o economista.

 

Diego Souza, líder de projetos da Neo Ventures, complementou explicando a estrutura do programa, que oferece recursos financeiros, capacitações e mentorias para o desenvolvimento de projetos inovadores:

 

"Esse é um projeto nativo do Sebrae, que nesta segunda versão iniciou uma parceria com as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa), sendo desenvolvido de maneira específica em cada estado. O programa conta com um recurso de mais de um milhão e meio, que será destinado aos 40 projetos inovadores de Alagoas selecionados na lista final, sem limitação de área de atuação", explicou Souza.

 

Guiando a noite de apresentações estiveram presentes o colaborador da Assessoria Científica de Projetos Especiais e Inovação (ACPEI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Bruno Oliveira, e o líder de projetos da aceleradora Neo Ventures, Diego Souza.

Sobre o edital

 

O edital Startup Nordeste é destinado a pessoas físicas e jurídicas residentes em Alagoas, que possuem projetos em diferentes estágios de maturidade, desde a validação de produtos mínimos viáveis (MVPs) até empresas em fase de escala, buscando diversificação e consolidação. A iniciativa inclui três etapas principais: pré-aceleração, com 167 projetos selecionados, aceleração, com 53 projetos, e a seleção final, que destinará uma Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$6.500, por seis meses, para 40 empresas.

 

A visita à Uninassau foi mais um passo nas ações de divulgação da chamada, que tem seguido uma extensa programação de instituições com a missão de incentivar a cultura empreendedora e inovadora no estado.

A chamada segue aberta recebendo inscrições até 22 de setembro, através deste link. Para saber mais informações, basta acessar o edital.