Alagoas
Sesau realiza treinamento para uso de Desfibrilador Externo Automático
A Secretaria de Estado da Saúde
(Sesau) realizou um treinamento de instrução técnica para a utilização do
Desfibrilador Externo Automático (DEA). A capacitação aconteceu no auditório do
Centro de Referência e Assistência em Saúde de Arapiraca (Cria), em Arapiraca,
e reuniu profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e do Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A capacitação foi ministrada por Mônica Furuya, integrante da
empresa Ortopratika, que produz o equipamento. “É comum a gente encontrar
este equipamento em hospitais privados, em públicos não. Então, eu parabenizo a
Sesau pelo investimento em tecnologia na saúde pública. A gente faz esta
capacitação técnica, tira dúvidas e faz o acompanhamento para os profissionais
terem a segurança de utilizar este equipamento”, frisou.
A capacitação contou com as explicações da enfermeira Juliana Ribeiro. Ela contou com a colaboração de voluntários para fazer a demonstração de uso do DEA, através de uma aula com teoria e prática sobre os componentes que vão fazer parte da rotina dos profissionais de saúde do HEA e Samu Arapiraca.
“Com certeza o DEA vai ajudar a
salvar muitas vidas com tecnologia e agilidade na ação dos profissionais. E foi
muito importante a participação de todos estes profissionais, tirando dúvidas e
participando ativamente do treinamento para compreender o funcionamento do
equipamento, que é muito prático”, analisou Juliana Ribeiro.
.jpg)
De acordo com o coordenador de
patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson Lima, os equipamentos mais
antigos são manuais, mas, com o DEA, os profissionais terão a tecnologia
como aliada no processo de agilizar o trabalho para salvar vidas.
"Ele chega para somar com nossa estrutura. Vamos distribuir os
desfibriladores portáteis em setores do Hospital de Emergência do Agreste, com
a finalidade de termos mais um equipamento mais eficiente para salvar vidas”,
afirmou o coordenador de patrimônio e engenharia clínica do HEA, Jakson
Lima.
A enfermeira do Samu Arapiraca,
Daiana Higino, salientou que o treinamento é de suma importância para que
os profissionais que prestam assistência pré-hospitalar móvel estejam aptos a
utilizar o Desfibrilador Externo Automático. "Com nós do Samu
fazemos o primeiro contato com as vítimas de um acidente, por exemplo, a
utilização do DEA vai ser muito importante para nós profissionais e irá
fazer muita diferença na vida de muitas pessoas”, declarou.
Mais lidas
-
1ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior
-
4EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
5EDUCAÇÃO
Enem 2025: veja as 15 escolas de Alagoas com as maiores médias