Alagoas

Operação da SSP com o Gaeco desarticula organização criminosa em Maceió

Agência Alagoas 13/06/2024
Operação da SSP com o Gaeco desarticula organização criminosa em Maceió

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenaram, na manhã desta quinta-feira (13), uma operação integrada com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes e o porte ilegal de arma de fogo.

 

A operação denominada Horizon cumpre 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Arapiraca e São Miguel dos Campos. Até o momento, oito pessoas foram presas em Maceió.

 

As investigações foram realizadas após a instauração de um procedimento investigatório criminal (PIC) do Gaeco, por meio da promotora de Justiça Martha Bueno, que também é titular da 65ª Promotoria de Justiça de capital (de combate ao tráfico de entorpecentes), e da Secretaria da Segurança Pública, em parceria com o 5° Batalhão de Polícia Militar. Já os mandados judiciais foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

 

O trabalho investigativo visa desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de entorpecentes provenientes da cidade de Maceió, cujo comércio ilegal ocorre nos bairros do Benedito Bentes e Jacintinho.


 

Horizon

 

A operação Horizon ganhou este nome em razão da rua Novo Horizonte e seus entornos, no bairro do Benedito Bentes, representar a principal área de atuação da organização criminosa na comercialização das drogas.

 

Efetivo participante

 

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, a Polícia Militar empregou policiais dos 3° e 5° Batalhões, Companhia de Policiamento de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam).

 

Já a Polícia Civil empregou agentes da Seção de Capturas, SECCOR, SERB, Núcleo de Investigação e Tigre, todos da DRACCO, além da 6ª Delegacia Regional de São Miguel dos Campos/AL. O Comando de Aviação Aérea da SSP também participou da operação.