Alagoas
Secti capacita cerca de 700 estudantes da rede pública estadual nas diversas áreas da tecnologia
O Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Educação (Seduc), está capacitando estudantes da rede pública estadual nas diversas áreas da tecnologia, por meio do programa Oxetech Edu – um dos eixos do programa macro Oxetech, desta vez, voltado, exclusivamente, para as escolas estaduais de Alagoas.
Com investimento anual de R$ 240 mil do Governo do Estado, o programa já capacitou cerca de 700 jovens para o mercado de trabalho, com cursos como: Introdução a HTML e CSS, Lógica de Programação, Web Scraping com Python, Cybersegurança 1 (Introdução) e Cybersegurança 2 (Intermediário), Desenvolvimento com React, Flutter, Fundamentos de redes e Gestão de Projetos.
Ao todos foram contemplados 15 municípios alagoanos (São Brás, Traipú, Palmeira dos índios, Maragogi, Santana do Ipanema, Rio Largo, Palestina, Arapiraca, Penedo, Maceió, Messias, Batalha, Inhapí, União dos Palmares e São Miguel dos Campos), 24 escolas selecionadas pela Seduc e 40 professores instrutores - alunos selecionados pela própria escola que auxiliam os outros alunos a concluírem os cursos - esses recebem uma bolsa no valor de R$ 500.
Todos os professores passaram por uma mentoria de nivelamento com os coordenadores do programa Oxetech e são monitorados pela equipe da Secti com reuniões periódicas online; Grupo em rede social (Whatsapp para troca de informações); Solicitação de relatórios quinzenais sobre as ações; Formulários do Google (Turmas abertas, Turmas Finalizadas, frequência e avaliação dos alunos); Workshops de nivelamento para a Metodologia em cursos de Tecnologia da Informação e segmentos correlatos.
Segundo o secretário da Secti, Silvio Bulhões, esse novo passo é essencial para desenvolver habilidades digitais nos jovens da rede pública de ensino, de forma acessível, deixando-os aptos para o mercado de trabalho cada vez mais orientado pela tecnologia.
“Estamos trabalhando junto à Seduc na capacitação desses jovens para que eles possam, por meio de um treinamento gratuito, se inserir no mercado de trabalho que mais cresce atualmente, que é o da tecnologia. Os três municípios que, até o momento, mais aderiram às vagas disponibilizadas foram Palestina, Maceió e São Brás, isso reforça que nosso objetivo de interiorizar as ações vem dando certo e chegando da capital ao sertão alagoano", disse o secretário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados