Alagoas

Secretários executivos da Sesau participam do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde

Daniel Tavares e Ruana Padilha Agência Alagoas 03/06/2024
Secretários executivos da Sesau participam do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde

Os secretários executivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participaram, nesta segunda-feira (3), dos debates realizados durante o segundo dia do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), e que visa promover a troca de troca de experiências e informações que impactem diretamente no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorre até esta terça-feira (4) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Durante o evento acontecem debates relevantes sobre a Política Nacional de Saúde, voltados para a gestão municipal e sua participação no pacto federativo. Participam do encontro, gestores e profissionais de saúde que atuam nos 102 municípios alagoanos e, em outras partes do Brasil, além de representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades do cenário político estadual.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, que participou da mesa redonda ‘Vigilância em Saúde: uma responsabilidade bipartite’, o encontro é uma oportunidade para estreitar laços com os municípios e discutir melhorias para Alagoas. “Precisamos entender a necessidade de unir o Ministério da Saúde, a Sesau e os municípios, por meio do Cosems/AL, para junto fomentar a nossa política e elaborar campanhas de prevenção a doenças para toda nossa população”, ressaltou.

Participando da roda de conversa sobre a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde e Desafios da Organização das Redes de Atenção à Saúde do Planejamento Regional, o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, enfatizou o comprometimento da gestão em discutir novas políticas públicas em saúde.

 

“O congresso está promovendo contribuições importantes no desenvolvimento de políticas públicas em saúde. Por isso a relevância de nos reunirmos com diversos profissionais que fazem a diferença na saúde pública dos 102 municípios alagoanos e, também, profissionais de outros Estados, para que possamos dialogar a saúde e trazer novas modalidades e perspectivas, qualificando ainda mais o SUS alagoano”, frisou.


Painel 

Ainda durante o primeiro dia do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, o secretário-executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, participou de um painel sobre como funciona o financiamento do SUS e a gestão dos fundos municipais de saúde. Durante a apresentação, representantes de diversos municípios de Alagoas acompanharam as explicações de representantes do Cosems/AL, da Sesau e do Ministério da Saúde.

Guilherme Lopes defendeu a distribuição de mais recursos da União para a área da saúde, com o repasse direto aos municípios.

“Precisamos discutir nacionalmente a divisão dos recursos para a saúde. É necessário atualizar a tabela SUS e é fundamental para os municípios a não dependência de emendas para os custeios da saúde. A ajuda é muito importante, mas precisamos ampliar os investimentos e criar mais programas para qualificar, cada vez mais,  ”, frisou o secretário-executivo.


Apoio

O presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque, ressaltou o apoio da Sesau na realização do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde.

“Quero agradecer todo o apoio ofertado pela Sesau, do titular da pasta, Gustavo Pontes de Miranda, do secretário executivo Igor Monteiro e tantos outros colegas e colaboradores que atuam na Sesau, que nos deram apoio para que esse evento fosse realizado. Durante esses dois dias, estamos reunindo mais de mil profissionais de saúde, pessoas de todo Brasil que participam do evento, tanto nos nas mesas temáticas, quanto na feira de stands”, disse.